Juazeiro: após anos de reivindicações, obras de pavimentação são iniciadas no bairro Itaberaba

Após anos de reivindicações dos moradores, a Prefeitura de Juazeiro, no Norte da Bahia, iniciou nesta terça-feira (07) os trabalhos de pavimentação no bairro Itaberaba. De acordo com o titular da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano, 4 vias estratégicas do bairro serão beneficiadas.

Os trabalhos tiveram início na Rua São Francisco, que segundo a SEDUR, terá uma extensão aproximada de 1.420m beneficiada com pavimentação asfáltica.

“Além da Rua São Francisco, também receberão pavimentação asfáltica as ruas Marquesa, Rua 11 e Rua 8. Antes de entrarmos com o asfalto, vamos executar a revisão de todas ruas, pois muitos pontos sofreram danos na base decorrentes de infiltrações ou reparos. Depois dessa ação a base será regularizada para concluirmos com a capa asfáltica e posterior sinalização horizontal e vertical”, explica o secretário destacando que hoje as equipes estão realizando a limpeza da via para em seguida iniciar os serviços de revisão.

A obra faz parte do programa municipal “Pavimenta Mais”, e será custeada com recurso próprio do município.

“Esse é um momento muito importante para o nosso bairro, marca o início de mais uma importante conquista, estamos muito felizes em ver esse sonho ser realizado”, declara a líder comunitária, Rita Diniz.

Manifestações

No dia 11 de fevereiro deste ano, os moradores interditaram a rua 11, que dá acesso aos residencias Juazeiro 1, 2 e 3.

“Esta não é a primeira vez que a gente vem pra rua chamar atenção dos governantes. Estamos há anos nesta luta e não vamos parar até que uma atitude seja tomada. Estamos cansados de promessas e queremos soluções. A situação dessa rua e de outras do bairro é uma vergonha. Muitos buracos e muita poeira. Quando chove o problema só piora. Queremos ser notados e ouvidos, e infelizmente o único jeito é interditando as ruas”, declarou um comunitário na época. (reveja)

O PNB vem acompanhando a situação desde 2016. Em outubro daquele ano, o PNB publicou a reclamação de um morador em relação ao problema de pavimentação na avenida principal do bairro Itaberaba, que dá acesso aos residenciais (relembre). Em julho de 2017, houve uma outra matéria (relembre).

Já em setembro desse mesmo ano, após a comunidade realizar um protesto e interditar a via (reveja), a Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) chegou a realizar o serviço de recuperação da pavimentação (relembre). Entretanto, pouco tempo depois, em janeiro de 2018, os moradores voltaram a reclamar sobre o problema (reveja).

Em janeiro deste ano, o morador João Marcos, relatou que os problema na pavimentação esburacada nesta área existe há mais de 10 anos. Na ocasião, a Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) declarou que estava atenta e sensível a todas as demandas de infraestrutura do município e, assim que esse período chuvoso passasse, iria realizar a operação tapa buraco em todos os locais que estiverem com asfalto danificado, inclusive na entrada dos Residenciais Juazeiro 1, 2 e 3. (relembre)

 

 

Da Redação