Funcionários da Limpcity, empresa contratada pelo SAAE- Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro, para realizar serviços de limpeza e capina no município, entraram em contato com o Portal Preto no Branco, para denunciar que estão sendo obrigados a trabalhar aos domingos, dia de folga, sem o pagamento de horas extras. Caso a imposição da empresa não seja atendida, eles são ameaçados de demissão, relataram.
“A empresa está obrigando os funcionários a trabalharem aos domingos, dia estabelecido para folga e caso o funcionário não compareça no dia do plantão, recebem advertência e suspensão, podendo até ser desligado. Eles espalharam vários cartazes pela empresa informando quem está escalado e com o aviso de que, quem descumprir o horário, vai ser suspenso e pode até ser colocado pra fora. É um domingo de trabalho comum, os peões tem que trabalhar normalmente e a empresa não pagam hora extra,” contou
Eles também reclamaram do esquema imposto pela empresa durante o carnaval de Juazeiro, que aconteceu de 3 a 5 de fevereiro.
” No carnaval aconteceu uma coisa que nunca vimos. Não foi pago 100%, mas só as horas trabalhadas”.
Eles relatam ainda que são mal tratados pelo RH da empresa.
“Quando a gente procurar o RH seja pra esclarecer porque estamos sendo obrigados a trabalhar no domingo ou para saber sobre férias, já que tem trabalhador que vai fazer um ano e um mês agora no dia dez de abril, somos tratados com grosseria, desprezo e deboche. Tratam assim os funcionário seja da capina e de todos os setores. É revoltante e não tem ninguém pra nos representar’, disse um trabalhador.
Procurada pelo PNB, através do SAAE, a empresa terceirizada Limpcity disse que “todas as tomadas de decisões envolvendo os colaboradores são baseadas em acordos de convenção coletiva previstos pelo sindicato local, como o regime de plantão aos domingos, o pagamento de horas trabalhadas ou banco de horas previstos por lei”.
Enviamos a reclamação para a Gerência Regional do Trabalho e Emprego
Redação PNB/ Foto ilustrativa do site PMJ



