O dia a dia da população que faz uso do transporte público em Juazeiro, Norte da Bahia, tem sido recorrentemente marcado por atrasos, superlotação e falta de manutenção dos coletivos. Desta vez, usuários das linhas que atendem ao bairro Dr. Humberto e ao trajeto Juazeiro x Petrolina, procuram o PNB, para protestar contra o serviço prestado pela empresa Joafra.
Uma reclamação antiga, frequente e que, ao que parece, sem escuta das gestões municipais. Mesmo com o clamor dos usuários que necessitam do transporte público nenhuma providência é tomada e a empresa segue impune.
“Sou moradora do Residencial Dr. Humberto. Há anos nós lutamos por melhorias nos ônibus da empresa Joafra, no serviço que é oferecido por eles. Este mês houve uma redução de coletivos. Atualmente, só existe um único ônibus para atender aos três residenciais da área. Nós precisamos todos os dias sair de casa cedo para trabalhar. Como só está havendo a disponibilidade de um único ônibus, ele vai lotado, as pessoas vão imprensadas e sem segurança. Quem quiser chegar cedo ao trabalho tem que madrugar”, denunciou a usuária.
A moradora também questiona os horários dos ônibus, que não atendem às necessidades dos moradores da região.
“Antes, nós tínhamos um ônibus que passava às 18h20, horário em que as pessoas costumam sair do trabalho, principalmente as que trabalham em horário comercial, que é o caso da maioria aqui do bairro. Mas o que acontece é que, atualmente, temos que esperar um ônibus que só passa às 19h05 e que roda muito, fazendo com que a gente só chegue em casa às 20h. Imagine o que é passar por isso, tendo enfrentado um dia inteiro de trabalho, cansaço, e não ter um horário digno para chegar em nossas casas. É lamentável o que essa empresa Joafra faz os moradores do Dr. Humberto passarem”, relatou.
6540a194-145a-44e1-bb72-ab3d7e77f6f5
Um usuário da linha interestadual Juazeiro x Petrolina também encaminhou reclamações à nossa redação.
“Eu moro na cidade de Juazeiro e trabalho em Petrolina, cidade vizinha. Acabo não conseguindo cumprir com o meu horário, pois um ônibus que sai do terminal da cidade às 7h25 está saindo às 7h40, devido à falta de catraca no coletivo, fazendo com que o motorista tenha que esperar o outro ônibus chegar para poder seguir com a viagem. Isso acontece todos os dias. O motorista chega no horário, mas, devido às condições do ônibus, ele acaba tendo que esperar outro coletivo, por conta de muitas pessoas que utilizam o cartão de passagens e, sem a catraca, elas não conseguem embarcar”, denunciou.
Estamos encaminhando a reclamação para a AMTT e também para a empresa Joafra.
Redação PNB
Bom dia companheiros a linha de Piranga também não é diferente não viu tem esses msm problemas e lhe digo mais quando o motorista chega em determinados pontos que tem que entrar em outros bairros piranga I,malhada da areia….o motorista não quer entrar para deixar os passageiros quer ir direto para o terminal da Piranga II para ganhar tempo para ele e nos usuários pagamos passagem cara somos mais servidos ,longas esperas, ônibus lotado em pé e ainda temos que ouvi desaforo de motorista…. E mole ou quê mais .Só Jesus por nós
Sou moradora do bairro piranga 1, não aguento mais a joafra com um desrespeito enorme, não existe mais horário para cumprir e a maioria das vezes fica só uma linha para atender os bairros, piranga velha, codevase, malhada da areia, piranga 1, piranga 2, Argemiro e nova esperança, seria linha Adolfo viana e via coelba, raramente fica as duas linhas. O prefeito e a joafra tem que tomar uma providência pq pagamos as passagens a vista não é a prazo.