Juazeiro ganha obra premiada nacionalmente

0

IMG-20160818-WA0012

Com a anuência da Prefeitura de Juazeiro, o artista plástico Antonio Carlos Coelho de Assis (Coelhão), apresentará ao público nesta sexta-feira, 19, mais um belíssimo trabalho. A obra, “Chama Navegante”, premiada pelo Ministério da Cultura e pela Funarte, dentro do projeto Prêmio Arte Monumento Brasil 2016 apresentado em fevereiro deste ano. O objetivo é criar um legado de monumentos permanentes em locais públicos de grande circulação e visitação, nas cidades por onde passou a tocha olímpica. Dos mais de 300 trabalhos apresentados, apenas 22 projetos foram contemplados.

“Esse momento retrata exatamente o momento positivo que vive Juazeiro. Enquanto ente público ficamos muito felizes em ter participado de todas as fases deste processo, acolhendo e atestando a qualidade do trabalho do nosso artista plástico Coelhão. Temos um imenso prazer de presentear o município com essa obra. É a arte, a qualidade do trabalho e a ideia do artista em fazer essa junção entre a chama olímpica em passagem pela nossa região, em uma escultura que retrata os elementos culturais, fortes e marcantes da nossa região”, expôs o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município, Carlos Neiva.

Coelhão explica que o trabalho foi executado em fibra de vidro e metal. O local escolhido para permanência da obra tem como proposta de dialogar com o vapor Saldanha Marinho, monumento de navegação à margem do rio São Francisco, no antigo porto de Juazeiro. A obra do artista sintetizando as figuras da carranca, vela e barco, constitutivas na memória local, as quais, reunidas, formam uma imagem dinâmica da tocha olímpica.

“A obra é uma síntese desses símbolos numa só figura. Quando a pessoa for olhar vai interagir, porque a obra de arte tem o propósito do artista, suas referências, mas quem estabelece o significado, além do criador é o próprio observador”, ressalta Coelhão informando ainda que a obra está sendo doada ao município com recursos do ministério da cultura.

A apresentação da obra ao público está agendada para as 19h, desta sexta-feira no espaço do Vaporzinho na Orla II de Juazeiro. O local ainda conta com a presença ilustre da estátua de João Gilberto e o público poderá prestigiar esse momento primoroso para a cidade com a participação da banda de pop rock Estado Central e dos músicos Mauricio Dias e Paulo Cesar Andrade .

Serviço:

Apresentação da obra “Chama Navegante” do artista plástico Coelhão

Data – 19/08/2016

Local: Orla II – Juazeiro/Ba

Horário: 19h

 Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome