O município de Sento-Sé (BA), comemora hoje (06), 184 anos de emancipação política. Localizado no Norte da Bahia, às margens do lago de Sobradinho, na região do São Francisco, a cidade é cercada de um lado pelo Velho Chico e do outro por serras. Possui a terceira maior extensão territorial do estado, com 12.871 km2, e uma população estimada em 41.464 habitantes (IBGE).
Nos primórdios, a cidade foi um aldeamento indígena da tribo Centoce, da qual originou o nome Sento-Sé. A emancipação foi em 06 de julho de 1832, por decreto imperial. A primeira sede municipal inundou em 1976, por causa da construção da Barragem de Sobradinho. A nova Sento-Sé foi erguida a 80 km de distância, e aos poucos foi sendo habitada pelos moradores da antiga sede, que submergiu às águas. A economia do município baseia-se na agricultura irrigada, agropecuária e o comércio, tendo ainda como potencial a extração de minérios.
Nas comemorações de mais um ano de emancipação política, o município faz um breve retrospecto das conquistas desta gestão na área de infraestrutura urbana como as obras de pavimentação asfáltica do centro comercial e das ruas, construção de ginásios de esportes, praças, unidades de saúde, escolas, duplicação e urbanização da entrada da cidade.