Arquivos Mensais: agosto 2016

HU-Univasf leva ações de prevenção à população

0

20160831_072436

Atividade física e uma alimentação saudável são determinantes na prevenção e no tratamento de uma série de doenças. Os profissionais de educação física e os nutricionistas são responsáveis por orientar, acompanhar e promover a prática de hábitos mais saudáveis. Para comemorar o Dia do Nutricionista (31.08) e do Profissional de Educação Física (01.09) o Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) levou serviços e informações destas duas importantes especialidades à população.

Na manhã de hoje (31), os frequentadores do parque municipal de Petrolina-PE puderam aferir a pressão arterial, fazer testes de glicemia, passar por avaliação de Índice de Massa Corporal (IMC), além de receber orientações nutricionais. Cerca de 15 profissionais do hospital estiveram no local atendendo os participantes.

O evento teve como objetivo alertar sobre os riscos à saúde causados pelo sedentarismo e pela ingestão de uma alimentação pouco balanceada, além de promover uma maior integração da população com os profissionais. Como afirmou a Chefe da Unidade de Nutrição Clínica do HU-Univasf, Izabelle Araújo, “É importante ser bem orientado pelos profissionais habilitados e capacitados. Queremos que as pessoas tenham ciência que estes são os especialistas habilitados para fazer a prescrição nutricional e orientar a prática de exercícios físicos. ”, explicou.

A professora Zilda Torres participou e elogiou a iniciativa. Esta foi a primeira vez que a educadora passou por uma avaliação nutricional e de IMC. “Isso é muito importante. Agora vamos saber se estamos fora do peso ideal, se é preciso emagrecer ou se é preciso controlar a pressão. Essa foi uma atitude louvável. ”, afirmou.

Os serviços serão oferecidos novamente amanhã no parque, das 07:00 às 09:00h.

Mais sobre estes profissionais

O nutricionista é capacitado para atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética, analisando as necessidades nutricionais de indivíduos para a promoção, manutenção e recuperação da saúde. A nutrição tem papel fundamental na evolução clínica do paciente. A adequação da dieta de acordo com suas necessidades e o acompanhamento da ingestão adequada de nutrientes é fundamental para a sua recuperação.

O profissional de educação física promove a saúde das pessoas através da prática de atividades físicas, além de planejar, supervisionar e coordenar programas de atividades físicas, esportivas e recreativas. No ambiente hospitalar, o especialista desenvolve de rotinas de exercícios aeróbicos e de musculação para ajudar na recuperação dos pacientes. São rotinas direcionadas, criadas em conjunto com a equipe médica e de fisioterapia para agilizarem a recuperação clínica.

Ascom

Escola Municipal Mandacaru realiza XV Ação Cidadania Gente em Ação em Juazeiro (BA)

0

A Escola Municipal Mandacaru, localizada na zona rural de Juazeiro,

realizou nesta quarta-feira (31), a XV Ação Cidadania Gente em Ação.
Na ocasião, a comunidade recebeu serviços de saúde, do Conselho
Tutelar, de aconselhamento jurídico, Bolsa Família, cortes de cabelo,
entre outros. O evento acontece na comunidade há 15 anos e é em
parceria com as Escolas Municipais Caxangá e a Primavera.

Além de disponibilizar o espaço e definir o tema, que este ano foi
“Resgatando valores e compartilhando responsabilidades na construção
do universo sustentável”, as escolas da rede também participam com
apresentações de alunos. Para a gestora da Escola Municipal Mandacaru,
Maria Maciel de Senna, essa é uma forma de integrar escola e
comunidade. “O projeto todo ano se renova e é uma forma da escola
abrir os horizontes e deixar a porta aberta para a comunidade”,
afirma.

Outras quatro escolas da rede também participaram do evento e
contribuíram com apresentações de música e dança para o público:
Caic, Ludgero de Souza Costa, Professora Carmen Costa Santos e a Escola
Municipal Presidente Tancredo Neves. Elas fazem parte do programa Mais
Educação, uma parceria do Governo Federal com a Prefeitura de
Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc).

A estudante do 4º ano da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves,
Larissa Pacheco, dançou Hip Hop e a música Alegria, da cantora
juazeirense Ivete Sangalo. Ela conta que gosta de fazer apresentações
e de dançar. “Para essa apresentação ensaiamos três semanas, mas
já me apresentei na Univasf, no centro, na minha escola, na escola
Mandacaru e no Juazeiro VIII”, relata.

Edmilson Gomes da Silva é coordenador do Mais Educação em duas
escolas. Segundo ele, as apresentações culturais são importantes para
mostrar para a comunidade o potencial das crianças. “É um trabalho
feito com responsabilidade e que merece reconhecimento, pois as
crianças ficam na escola em tempo integral para participar das
atividades do programa”, destaca o coordenador.

Ascom

Maniçoba e Mandacaru receberam com festa a Caravana e Puxada 65 de Paulo Bomfim

0

Ivan_Cruz_10126

Centenas de pessoas acompanharam o candidato a prefeito Paulo Bomfim (PCdoB), nesta terça-feira (30), na Caravana 65, no Distrito de Maniçoba e na Puxada 65, no Mandacaru.

O candidato, acompanhado do prefeito Isaac Carvalho, do vice Francisco Oliveira e candidatos a vereador da coligação “Pra Juazeiro Mudar Mais” chegou em Maniçoba por volta das 18h e desfilou em carro aberto pelas  comunidades de Jatobá, Conchas, Cachoerinha, NH2 e Santa Inês. As 19h30 a Caravana seguiu para o Mandacaru, onde centenas de pessoas esperavam por Paulo Bomfim, que foi recebido com festa pela população e militância.

Depois de percorrer as principais ruas do Mandacaru, Paulo participou do comício, onde falou sobre sua história de vida, os avanços do atual Governo e suas propostas para Juazeiro nos próximos quatro anos, caso seja eleito. “Juazeiro hoje está no rumo certo. Avançamos em várias áreas como, saneamento, moradia digna 11 mil moradias, beneficiando mais de 50 mil pessoas, pavimentação, 19 novas creches, quase 100 escolas reformadas e climatizadas, 22 quadras poliesportiva coberta, entre outras ações”, pontuou o candidato. Ele destacou a sua contribuição enquanto esteve como secretário da SESP e de Governo. O prefeito confiou e me deu várias missões nas duas gestões, e um delas, foi transformar o antigo lixão em Aterro Sanitário, que é referência para a Bahia e o Brasil. Foram muitos avanços, mas temos a consciência e humildade para reconhecer que precisa fazer muito mais. Estamos aqui hoje no Mandacaru para pedir o voto de cada um de vocês, e dessa maneira continuar com este projeto que mudou a cidade e a vida das pessoas da sede e do interior de Juazeiro”, evidenciou o candidato.

_IC_1859

O produtor Damião dos Santos disse que confia em Paulo Bomfim. “A gente percebe no olhar dele que é um homem do bem, verdadeiro e do povo, e se Isaac garante que ele é competente e trabalhador a gente acredita. Vamos votar no candidato do nosso prefeito”, afirmou o produtor.

O prefeito Isaac disse que quando vai ao Mandacaru, se emociona e sente uma energia maravilhosa do povo. “Passamos pelas principais ruas do lugar que me viu crescer. Quem me conhece, sabe que eu só indicaria para uma responsabilidade tão grande que é ser prefeito de Juazeiro, alguém competente, que sabe se colocar no lugar das pessoas, principalmente de quem mais precisa. Por isso, vamos juntos, com Paulo Bomfim prefeito e Dra. Dulce vice, pra Juazeiro continuar no rumo do desenvolvimento e mudar ainda mais”, concluiu o prefeito.

 

Ascom

Zô defende profissionais de Educação Física e alerta MEC para universidades irregulares na Bahia

0

Zó e alunos durante reunião

Na tarde desta terça-feira (30) o deputado estadual Zó (PCdoB) recebeu uma comissão de alunos egressos do curso de Educação Física de Juazeiro que foram diplomados em 2014. pela Faculdade FAISA.  De acordo com Luiz Fernando, membro da comissão,  o Conselho Regional de Educação Física (CREF13 BA/SE) até o momento não reconheceu o curso como válido. Ainda segundo Luiz, a instituição só possui o reconhecimento do MEC em sua matriz que fica no Rio Grande do Sul, portanto sem validade na Bahia.

Outro ex-estudante da FAISA/Polo Juazeiro relatou que  chegou a preso, mesmo apresentando o diploma,  por exercício ilegal da função. Ele pagou uma multa e prestou serviço comunitário.  Apesar de enfrentar todos esses problemas, a faculdade continua oferecendo seus serviços não só em Juazeiro, como em outras cidades do interior da Bahia.

Na reunião, os alunos afirmaram que o caso já foi denunciado ao Ministério Público Federal e espera que o MEC tome uma providência. O presidente do CREF13, Paulo Lima também participou da reunião e informou apenas, que isto é um problema em todo o Brasil.

Diante da gravidade da situação, Zó aproveitou o seu pronunciamento no plenário e abordou o tema. “É desgastante e causa uma frustração enorme  para o profissional que custeou as suas mensalidades, muitos com dificuldade,  e agora não tem o direito de exercer o que aprendeu no decorrer do curso”, afirmou.

“Faço uma alerta a todos e peço apoio aos demais deputados para ingressar nessa luta comigo, afinal, estão lesando a população da nossa região. É fundamental o apoio do MEC na fiscalização dessas instituições para  frear este ato irresponsável. Também peço que este caso seja acompanhado pela Comissão de Educação na ALBA”, finalizou Zó.

Na tarde desta terça-feira (30) o deputado estadual Zó (PCdoB) recebeu uma comissão de alunos egressos do curso de Educação Física de Juazeiro que foram diplomados em 2014. pela Faculdade FAISA.  De acordo com Luiz Fernando, membro da comissão,  o Conselho Regional de Educação Física (CREF13 BA/SE) até o momento não reconheceu o curso como válido. Ainda segundo Luiz, a instituição só possui o reconhecimento do MEC em sua matriz que fica no Rio Grande do Sul, portanto sem validade na Bahia.

Outro ex-estudante da FAISA/Polo Juazeiro relatou que  chegou a preso, mesmo apresentando o diploma,  por exercício ilegal da função. Ele pagou uma multa e prestou serviço comunitário.  Apesar de enfrentar todos esses problemas, a faculdade continua oferecendo seus serviços não só em Juazeiro, como em outras cidades do interior da Bahia.

Na reunião, os alunos afirmaram que o caso já foi denunciado ao Ministério Público Federal e espera que o MEC tome uma providência. O presidente do CREF13, Paulo Lima também participou da reunião e informou apenas, que isto é um problema em todo o Brasil.

Diante da gravidade da situação, Zó aproveitou o seu pronunciamento no plenário e abordou o tema. “É desgastante e causa uma frustração enorme  para o profissional que custeou as suas mensalidades, muitos com dificuldade,  e agora não tem o direito de exercer o que aprendeu no decorrer do curso”, afirmou.

“Faço uma alerta a todos e peço apoio aos demais deputados para ingressar nessa luta comigo, afinal, estão lesando a população da nossa região. É fundamental o apoio do MEC na fiscalização dessas instituições para  frear este ato irresponsável. Também peço que este caso seja acompanhado pela Comissão de Educação na ALBA”, finalizou Zó.

Ascom Dep. Zó

Canal do bairro Dom Thomaz recebe ação de combate a dengue

0

A Secretaria de Saúde de Juazeiro, através do setor de Vigilância
realizou na manhã desta quarta-feira (31) uma ação de combate a
dengue e no controle dos criadouros do mosquito no canal do bairro Dom
Thomaz.

Semanalmente o setor realiza a limpeza dos canais do município e passa
diariamente com o carro fumacê em todos os bairros. Foi criado também
o Denguezapp, para que a população envie fotos e vídeos de possíveis
focos do mosquito transmissor da dengue. As denúncias são repassadas
para as equipes de combate às endemias, que fazem a vistoria nos locais
indicados pelos contatos. O número do serviço é (74) 9 9198-3057.

Ascom

Michel Temer é empossado presidente da República

0
Após prestar o compromisso constitucional, Michel Temer (PMDB) foi empossado no cargo de presidente da República para o período remanescente da legislatura, até 31 de dezembro de 2018.
O 1º secretário da Mesa do Congresso, deputado Beto Mansur (PRB-SP), leu o termo de posse do presidente.
Após a assinatura do termo de posse pelos membros da Mesa Diretora do Congresso Nacional e pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandovsky, o presidente do Senado, Renan Calheiros, encerrou a sessão solene.

Em duas semanas, mais de 1.500 pessoas já passaram pela exposição ‘Luz – do fogo ao átomo’, em Petrolina, PE

0

Foto (4)

Iniciada no último dia 16, a mostra ‘Luz – do fogo ao átomo’, promovida pelo Sesc Petrolina e a Universidade Federal do Vale do São Francisco ( Univasf) já levou mais de 1.500 estudantes e curiosos para conhecer objetos de cunho científicos que têm chamado a atenção dos visitantes.  A partir desta semana, estão previstas, além da exposição, seminários, palestras e oficinas.

A estudante Ana Kamila Santos é pré-vestibulanda e uma dos visitantes da mostra. Para a jovem, sua ida teve dois objetivos: obter mais conhecimentos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e ver como funcionam os objetos expostos. “Todos eram muito curiosos, mas o que me chamou bastante a atenção foi a anamorfose”, indica Kamila. O aparelho, de ilusão ótica, deforma a imagem que, visto sob certo ângulo, assume o aspecto verdadeiro.

Segundo o assessor técnico do Sesc Ciência, Alexandre Lobato, a exposição faz uma homenagem ao Ano Internacional da Luz, idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015; e foi criado para itinerar o Brasil. Ele lembra que a primeira cidade a receber a mostra está sendo Petrolina e que a ideia é “aproveitar a luz, com suas mais diversas finalidades, desde o surgimento do fogo (no sentido de formar uma sociedade) até as descobertas mais fantásticas da Ciência”, ressalta.

De acordo com os organizadores, a exposição atende a duas escolas com quatro turmas por dia. Nesse caso, as unidades de ensino podem agendar a visita através dos telefones (87) 3866-7463 / 3866- 7460. Para as pessoas que forem em menor número, não é necessário agendamento. Ainda segundo a organização, a mostra segue até dia 16 de setembro, quando seguirá para Aracaju,  em Sergipe.

CLAS Comunicação & Marketing

Palestras sobre Atendimento e Visual de lojas abrem Semana Sebrae de Capacitação Empresarial no norte da Bahia

0

Inscrições para palestras e oficinas continuam abertas na sede do Sebrae Juazeiro, com programação até o dia 02 de setembro.

Semana Sebrae de Capacitação continua

Uma música instrumental recepcionou os participantes na abertura da Semana Sebrae de Capacitação Empresarial em Juazeiro. O som ambiente foi um dos temas abordados na palestra “Gestão Visual de Lojas”, ministrada pela consultora do Sebrae, Ivonize Figueiredo. A ação foi realizada na segunda-feira, 29, no Grande Hotel de Juazeiro e reuniu empresários e colaboradores dos segmentos de comércio, alimentos, indústria e serviços.
O empresário Jaime Neves, da Sorveteria Beig Mel, um dos participantes da capacitação, faz parte de um negócio familiar, que funciona há mais de 30 anos na cidade. Com experiência de sobra no ramo de sorveteria, o jovem quer inovar no ambiente e serviços da empresa para expandir o negócio e atrair mais clientes.
“Temos a tradição no segmento e nossa meta agora é buscar inovação, investir em uma nova fachada, na ambientação e criar novos sabores. A palestra alertou sobre a importância de trabalhar os sentidos para aumentar as vendas. É impressionante como isso interfere na venda, desde o som ambiente ao sabor do produto”, destacou.
Durante a palestra, Ivonize Figueiredo explicou que ao estruturar um negócio, o empresário precisa pensar na imagem que ele deseja passar ao consumidor, pois a composição de arquitetura, fachada, vitrine, disposição de produtos, móveis, iluminação, som e cheiro, aliado à qualidade do produto ou serviço e atendimento vai influenciar no processo de atrair o cliente e fechar a venda. “A loja precisa despertar no consumidor a vontade de entrar, permanecer no ambiente e comprar. O cliente precisa se sentir bem no espaço, com comodidade, envolvido pelos produtos e atendimento. Assim, com certeza a venda será concretizada”, frisou.
Na programação da Semana, em Juazeiro, já teve palestras sobre “Cuidados com a inadimplência – Do cadastro à cobrança”, “Empresário como líder coach”, “Como atender para vender mais” e oficina sobre “Gestão de capital de giro”. Em Paulo Afonso, a palestra “Como atender para vender mais” lotou o auditório do Hotel San Marino. Foram mais de 200 participantes buscando excelência no atendimento para aumentar as vendas.

A programação segue até a próxima sexta-feira, dia 02, com diversas palestras e oficinas em Juazeiro, Paulo Afonso, Casa Nova e Uauá. No total são cerca de 20 capacitações (programação completa em anexo) e mais de mil vagas gratuitas. As inscrições podem ser feitas na sede do Sebrae, em Juazeiro e Paulo Afonso, e nas associações comerciais de Uauá e Casa Nova. Basta levar um quilo de alimento, que será doado às instituições filantrópicas da região. Para outras informações ligar para (74) 3612 0827.

Semana Sebrae acontece até este sábado, 3, na capital

A segunda edição da Semana Sebrae de Capacitação Empresarial, maior evento da Bahia voltado para os pequenos negócios, acontece até este sábado, dia 3 de setembro. Ao todo, estão disponíveis 30 mil vagas em Salvador e mais 50 cidades baianas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.semanasebrae.com.br. Em Salvador, o evento acontece no Fiesta Convention Center e estão disponibilizadas mais de 16 mil vagas. Os eventos custam R$20 ou R$50, além de algumas opções gratuitas.
Contribuir para o desenvolvimento e crescimento dos pequenos negócios e incentivar o empreendedorismo são alguns dos objetivos do evento. As capacitações incluem temas como associativismo, cenários econômicos, competitividade, design, empreendedorismo, estratégias, finanças, geração de valor, gestão empresarial, inovação, liderança, marketing e vendas, modelo de negócio, motivação, planejamento, produtividade, recursos humanos, startup, sustentabilidade, turismo, varejo e consumo.
Na capital baiana, o evento conta com o apoio da República Interativa e patrocínio do Banco do Nordeste e Intel.
Serviço
O quê: Semana Sebrae de Capacitação
Quando: até 3 de setembro
Onde: Fiesta Convention Center, em Salvador, e em mais 50 cidades
Inscrições: www.semanasebrae.com.br

Obs.: Em Salvador, as capacitações custam R$ 20 ou R$ 50 e algumas são gratuitas

 

Agência Sebrae de Notícias Bahia

A vez do povo: Pedro Oliveira arrasta multidão em sua primeira caminhada em Curaçá

0

Caminhada do 20

O candidato a prefeito Pedro Oliveira (PSC) fez valer a lema de sua coligação e mobilizou milhares de pessoas em evento realizado na noite de ontem (30), no Bairro Adolfo Viana de Castro, no popular “Alto da Loura”. A concentração aconteceu no Comitê Central, na Avenida Dr. Euvaldo Torres de Aquino, no centro da cidade, e, em seguida, as ruas de Curaçá foram tomadas pela multidão, que saiu em caminhada até o local onde foi realizado um ato público para apresentação dos candidatos. Diversas lideranças políticas e comunitárias estiveram presentes no encontro.

Com um discurso de gratidão, Pedro Oliveira agradeceu a todos os presentes e apoiadores da empreitada, fez menção ao ex-prefeito Aristóteles Loureiro, o Tote, que faleceu recentemente, e garantiu fazer, caso eleito, uma gestão para aproximar e resgatar a confiança das pessoas. “Nós temos o desafio de cuidar das pessoas. Eu sou filho de agricultor e sei a dificuldade que cada homem do campo sofre. Também sei a dificuldade que os jovens passam em Curaçá, pois eu também não tive muitas oportunidades. Nós temos um compromisso muito grande para transformar a nossa história. E eu estou preparado para este desafio. Vamos fazer uma gestão que aproxime as pessoas, independentemente de posições políticas. Vamos ouvir todas as classes de nosso município e fazer uma gestão participativa. Não iremos perseguir ninguém. Vamos resgatar a confiança de nosso povo. E eu estou prometendo ao povo que faremos a melhor administração que Curaçá já teve”, garantiu.

Pedro Oliveira ainda elogiou os candidatos que estão no seu palanque e pediu aos eleitores para elegê-los, a fim garantir força política em uma possível gestão. “Não querendo desmerecer os demais, mas nós temos o melhor palanque de Curaçá e para fazer uma boa gestão precisamos eleger a nossa bancada”, pediu. Os vereadores que concorrem à reeleição Januário Ferreira e Wanderley Loureiro, ambos do PSD; os ex-vereadores Antônio Fotógrafo (PEN) e José Valberto (DEM); as novatas Sonileide Ferreira (PR), Walek Sandra (PSL) e Socorro Silva (PR); os novatos Estéfano Pereira (PCdoB), Celso Júnior (PSC) e Genivaldo Pequeno (PR); além de outros correntes ao mesmo cargo, também fizeram discursos.

A coligação “A Vez do Povo” é formada pelos partidos PSC, PRB, PR, PRTB, PMB, PEN, PROS, PSL, PCdoB, PPS e PSD e possui 29 candidatos a vereador. A próximo encontro está agendado para o Bairro Curaçá 1. O dia e o horário ainda serão definidos e divulgados pelos organizadores da campanha.

 

Ascom – PSC Curaçá-BA