O Partido Social Cristão (PSC) oficializou em convenção realizada na tarde de ontem, domingo (31), no Colégio José Amâncio Filho (CEJAF), a candidatura do ex-vereador Pedro Oliveira à prefeitura de Curaçá, no norte da Bahia. Além dos pré-candidatos da legenda, participaram do evento o deputado estadual Adolfo Viana (PSDB); o deputado federal e presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, José Carlos Araújo (PR); o presidente da Câmara dos Vereadores de Juazeiro, Damião Medrado (PSD); e diversas lideranças políticas e comunitárias da região. O ato também homologou o nome de Robson Murilo (PRB) para compor a vice na chapa majoritária que concorrerá ao pleito eleitoral deste ano.
Durante os discursos, os representantes dos partidos que formarão o “bloco de oposição” à atual gestão declararam apoio à candidatura Pedro Oliveira. O atual vice-prefeito de Curaçá, Rogério Bahia (PSDB), apresentou documento apontando os motivos do seu rompimento com o prefeito Carlos Luiz Brandão (PP) e desabafou sobre a sua participação no governo. “Tentei ajudar e colaborar na administração desde o início, mas não me foi permitido. Eu tive que me afastar do Município para poder separar o joio do trigo e a água do óleo. Muito me incomoda injustos e desleais comentários sobre a minha pessoa. Eu sou do diálogo, do argumento e do convencimento. Acredito que políticas públicas se constroem com alianças fiéis, discussões sociais organizadas, projetos competentes e execuções transparentes. Eu tenho a minha consciência limpa”, disse Rogério.
O ex-vereador Antônio Milton Gonçalves, popular Antônio Fotógrafo, que também era pré-candidato a prefeito, falou em nome da coligação proporcional “Um Novo Caminho”, formada pelos partidos PR, PEN, PROS, PRTB e PSL. “Eu abri mão da minha pré-candidatura para cumprir o acordo que tínhamos feito de apoiar aquele que o povo abraçasse. Depois de conversar com amigos e familiares, vi que não era o meu momento, então resolvi recuar. Curaçá irá trilhar um novo caminho, pois nós vamos ajudar Pedro Oliveira a governar o nosso povo. Ele é humilde e simples como nós”, disse Antônio. Ele ainda aproveitou a oportunidade para cobrar de Pedro transparência na gestão. “Seja transparente porque o povo precisa saber quais são os recursos que entram no município e onde eles estão sendo aplicados”, exigiu.
Os vereadores Adão Castro e Gressiany Hipólito, ambos do PMB, também farão parte da coligação do PSC. Já os vereadores Januário Brandão e Wanderley Loureiro, que participaram do encontro, ainda aguardam a decisão do PSD, legenda liderada na Bahia pelo senador Otto Alencar, para oficializar o apoio já sinalizado à candidatura de Pedro Oliveira. Os ex-vereadores José Valberto Leite e Onofre Hipólito também abraçaram o projeto do PSC.
O PCdoB, que tinha pré-candidatura própria, também anunciou apoio a Pedro Oliveira. O representante do partido, Paulo Cézar Dias Torres, fez uma declaração sobre a desistência do partido. “Não se vota em vereador de um partido e prefeito de outra coligação, devemos votar na chapa completa. O PCdoB tinha um candidato a prefeito, o nosso camarada Anselmo Vital Matos. Costuramos essa ideia, sonhamos, lutamos, construímos em união, mas por entender que a nossa candidatura ficou inviável por diversos motivos e dos nomes aí postos, não temos nenhuma dúvida que o de Pedro é o melhor para Curaçá. Aceitamos a abraçar projeto, não por imposição, mas por nossa livre e espontânea vontade”, declarou PC.
O candidato a prefeito Pedro Oliveira (PSC) fez um discurso de agradecimento aos apoiadores e afirmou veementemente que o projeto que ele representa é um projeto do povo de Curaçá, feito e discutido com a participação popular. “Agradeço a Deus e à minha família; ao meu pai, homem simples, do campo e vaqueiro, que nos ensinou a viver e crescer com humildade, seriedade e honestidade. Agradeço a todos os partidos aqui representados e demais lideranças, especialmente o ex-vereador Onofre, que deu sustentação ao nosso projeto. Teremos o grande desafio de transformar Curaçá e eu sei que temos muitas pessoas aqui comprometidas com isso, porque esse projeto foi discutido com a comunidade”, discorreu.
Pedro ainda garantiu reconhecer a cada um de seus “soldados” e sempre dialogar com a sociedade. “Precisamos de uma aliança forte para transformar nosso município. Tenho a consciência que não se ganha eleição só e nem se governa só. Prometo fazer a maior administração que Curaçá já teve, prometo respeitar as pessoas, prometo ouvir o clamor população, porque eu sei que o poder não é do Prefeito e nem do vereador, o poder é do povo. E eu saberei reconhecer isso”, conclamou.
Centenas pessoas, militantes e simpatizantes ocuparam o local da convenção e as ruas da cidade. O evento se encerrou às 18h.
Ascom – PSC Curaçá/BA