O consumidor que está com nome sujo e deseja saber exatamente quais as pendências junto a SERASA, já tem à disposição o serviço gratuitamente. A consulta pode ser feita pelo site ou no aplicativo SerasaConsumidor, que vai informar se o CPF está negativado e qual o débito pendente que levou à inadimplência.
Podem ser obtidas, além de que tipo de débito a pessoa possui, informações sobre os credores, como telefones, endereço, e-mail e site, assim como o valor atual e a data de vencimento do débito atrasado. É possível propor a renegociação da dívida diretamente, sem intermediários, caso a empresa seja parceira do serviço.
O PROCON de Juazeiro alerta ainda para um crime que vem ganhando espaço e conseguindo atrais a atenção e enganar o consumidor. Centenas de empresas estão surgindo sob o disfarce da venda direta e a promessa de lucro fácil para convencer quem sonha com a liberdade financeira a entrar no esquema. A questão é que a prática de pirâmide – ao contrário do marketing multinível e da venda direta – é considerada crime contra a economia popular.
Apesar de a apuração de crimes de pirâmide no Brasil seguir em ritmo lento, enquanto a prática se torna cada vez mais comum com a popularização da internet e das redes sociais, uma força-tarefa envolvendo o Ministério da Justiça, Ministérios Públicos Federais, Polícia Federal e Associação dos Ministérios Públicos de Defesa do Consumidor (MPCon) foi criada há três anos para combater o crime.
Acessando os links abaixo o consumidor pode obter as dicas necessárias para estar informado e se proteger diante dos dois pontos acima abordados:
1 – Serasa disponibiliza consulta gratuita de CPF para consumidores
2 – Crimes de pirâmide crescem com internet e disfarce de marketing multinível
PMJ