Juazeiro, no sertão da Bahia e Petrolina, no sertão Pernambucano. Duas cidades-irmãs, ligadas pelo Rio São Francisco . Os dois municípios estão entre 5.281 que foram avaliados em uma pesquisa inédita lançada pela Folha de São Paulo em conjunto com o Datafolha, que mostra quais prefeituras entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros.
As duas cidades apresentaram resultados bem diferentes no Ranking de Eficiência de Municípios (REM-F). A pesquisa revelou que o município de Juazeiro-BA está entre as cidades que possuem as gestões mais eficientes do país e Petrolina-PE entre as que possuem gestões com pouca eficiência. Enquanto Juazeiro aparece na 770ª colocação, Petrolina é a 2.697ª colocada.
A pesquisa leva em conta indicadores de saúde, educação e saneamento para calcular a eficiência da gestão. Fazendo uma comparação entre as duas cidades, os resultado são os seguintes:
Para o Prefeito de Juazeiro-BA, Isaac Carvalho, esse reconhecimento se deve ao grande volume de obras entregues a população. “Nós temos mais de 400 obras entregues ao município e mais de 100 em andamento, só no mês de agosto foram 52 ordens de serviços assinadas. Nesses últimos oito anos, Juazeiro vem passando por um momento de transformação na habitação, no abastecimento de água, na estrutura da cidade e em moradias. Juazeiro vive um novo momento, e através das parcerias com os governos estadual e federal e a iniciativa privada, o município hoje é destaque na geração de emprego de carteira assinada em todo país. Precisamos continuar investindo em educação, saúde, no social, gerando assim, oportunidades para todos”, afirmou.
Já a Prefeitura de Petrolina contestou, por meio de nota, os números apresentados no Ranking de Eficiência dos Municípios. Um dos itens questionados pela administração diz respeito ao fato de que, à época do levantamento, a realidade de Petrolina era bem diferente da atual.
As bases de dados de referência da análise são bastante variadas, misturando anos e dados diferentes, o que torna impossível fazer uma avaliação tecnicamente correta, levando a resultados totalmente discrepantes com a realidade.
Um outro aspecto é o espaço temporal que buscou para realizar a avaliação, já que parte dos dados são de 6 anos atrás, não mais condizente com a nova realidade municipal, tanto em termos populacionais, das finanças públicas e das políticas setoriais que foram tão bem implantadas pelo município, a exemplo da Nova Semente, mas que os dados citados ainda não refletem devido ao lapso temporal escolhido.
Quando a pesquisa utiliza dados educacionais e de saneamento de 2010, dados da saúde e finanças de 2013 e dados populacionais de 2015, torna claro a completa incapacidade de realizar uma avaliação correta da gestão municipal em virtude de usar anos diferentes para realidades anuais distintas.
Ademais, viemos reforçar que hoje mantemos mais de 9 mil crianças no Nova Semente; possuímos uma cobertura de mais de 90% no PSF, com mais de 100 médicos; um programa habitacional que está reduzindo em quase 70% o déficit habitacional, com um foco grandioso na melhoria dos serviços públicos e uma intensa ação no cuidado com as pessoas. Assim, estamos à disposição para refazer os dados corretos que pode viabilizar uma análise racional e prudente da gestão municipal”.
770ª posição no ranking e isso é motivo de comemorar????? rrrrsssss
Vamos pedir desculpa e entregar o Brasil de volta aos indios.
Entre mais de 5 mil municípios, pra quem estava se restruturando do rombo que o gestor anterior deixou…. Isso é só o começo. E só vai melhorar.
Comprovação de realidade visível é para quem mora aqui, tá evidente a qualidade de Petrolina.
Tudo que é visto a olho nu engana. Creio que você esta acostumada a ir no centro comercial de Petrolina e achar que só porque a avenida é mais larga é significado de progresso.
…que não compete ao último governo. Diga-se de passagem e comprovado agora os fatos da política de merda que Petrolina vem tendo.
Compreensão da realidade está na foto deste post, observe bem a beira do rio nas duas cidades. Mon amour, aceite a realidade
Vocês estão de brincadeira Petrolina perder pra juazeiro em qualidade de obras!
Petrolina não tem esgoto entupido por conta de saneamento feito sem a debda fiscalização, os bairros mais longínquos têm pavimentação, parturiente com pressão arterial elevadas são transferidas da Maternidade de juazeiropara hospital do IMIP em Petrolina, pois não condições adequadas para questões de risco das pacientes, sem falar que basta morar aqui para ver de perto as diferenças, sou natural de Juazeiro -Bahia e gostaria muito de estar fazendo um comentário concordando com isso, moro num bairro periférico há 24anos e nele constam apenas tres ruas calçadas e duas avenidas e agora nesse ano foi que asfaltaram as avenidas que delimitam o bairro.
Olha se os dados não são atuais de Petrolina, também não são os de Juazeiro, ah e 70% de 70% não é 70%, é na verdade algo entre 35% a 50% hauhahauahuaha. Deixemos o orgulho de lado! Quando era só petrolina que aparecia na mídia neguin comemorava, dizia que era a interação do Vale, que o vale isso, que o vale aquilo. Vão tomar banho! Agora que Juazeiro está começando a despertar querem difamar o seu crescimento, pelo simples fato de não serem humildes, por isso que amo meu povo baiano, trabalhamos na humildade, respeitamos quem merece.
Petrolina só o centro e bonito, porque os bairros periféricos é o erro, pode ir na Henrique leite, na quela redondezas no bairro são Gonçalo e redondezas, João de Deus e redondezas que vocês vão ver a realidade de Petrolina.
Esgotos a céu aberto e estourados e ruas sem calçamento e o mosquitos e sem falar que no próprio centro há vários esgotos estourados e a Compesa á conta e a TV Grande Rio não gosta nem de comentar as coisas negativas para o povo e nem para os turistas.
Só digo uma coisa vocês não querem ver a realidade. Andem mais no centro de Petrolina e conheça os bairros periféricos.
No que concerne, pelo menos no segmento da SAÚDE, da qual eu particularmente dependo de remédios controlados, exames periódicos de diabetes, sempre fui e sou muito bem assistido na cidade de Petrolina. Fico surpreso, quando sou comunicado pelos agentes de saúde de Petrolina, através de telefone, alertando-me sobre datas e horários de exames que devo fazer. Estou muito satisfeito com o serviço de saúde de Petrolina.