Estudantes da Escola Antonio Padilha, localizada no bairro José e Maria, em Petrolina, ocuparam a instituição na manhã desta quinta-feira (3). A escola estadual é a primeira a ser ocupada em Pernambuco.
A mobilização é contra o avanço da Proposta de Emenda à Constituição 241/2016 que limita o crescimento dos gastos públicos à taxa da inflação pelos próximos 20 anos, no Senado a PEC recebeu o número 55. Além disso, eles protestam contra a Lei da Mordaça e a Reforma do ensino médio.
Segundo informações, aproximadamente 520 estudantes participam da ocupação e devem se revezar durante os dias da mobilização. Professores e pais dos alunos estão apoiando a causa, principalmente porque a maioria dos integrantes são menores de idade e do Movimento Estudantil do Vale do São Francisco.
Os estudantes organizaram uma programação de atividades dentro da escola, como confecção de cartazes, rodas de conversas sobre os temas reivindicados, exibição de filmes e documentários, além de um caminhada que será realizada nas principais ruas do bairro. A ocupação acontece por tempo indeterminado.