“Toda a vida marítima, Tudo na vida marítima”.
A Cia Máscaras de Teatro está a navegar os palcos com ODEMAR, espetáculo encenado sobre o poema do poeta português Fernando Pessoa “Ode Marítima”. Cenário, luz, atuação, direção, tudo colocado a serviço da monumentalidade dessa obra literária.
A ação foi ambientada num espaço preciso, num cenário-palco/num palco-cenário: uma estrutura cenográfica impactante com trapézio, piscina com água, contrapesos, emaranhado de cordas, mastros. Uma estrutura simbólica, abstrata mas precisa, que devido ao seu desenho em semi-círculo se estabelece aproximação entre ator-público, pois adentra a plateia como um cais se estende sobre o mar, a quilha de um navio rompe as águas, uma balsa de guerra aporta uma praia.
A Atuação é a mola fundamental do espetáculo. O ator, com sua desenvoltura corporal consegue construir uma poética gestual obediente à precisão da partitura física e presença cênica fundamentadas no treinamento Pré-Expressivo alicerçado na Antropologia Teatral.
“Ode Marítima”, de Fernando Pessoa, fala do universo mítico e fabuloso, paisagístico e sociológico do mar e a dramática humana aí desenrolada. Fala de um homem que, ao nascer do dia, diante do mar, num porto marítimo, ao observar a rotina de barcos e navios, é tomado por essa atmosfera marítima e com um volante imaginário girando dentro de si, apaixonadamente descreve as coisas do mar: ilhas, cabos, golfos, praias areentas e as coisas navais (hélices, gáveas, flâmulas, escotilhas, caldeiras, válvulas, mastros e velas). Cada vez mais envolto nessa atmosfera, entra em delírio estupefato e vivencia no corpo e na alma todo um drama por ele fantasiado sobre as sinistras coisas e tudo que terá acontecido sobre as ondas e nas noites misteriosas e fundas das antigas navegações.
Sebastião Simão Filho, autor, ator e diretor de teatro com trabalho voltado à pesquisa da Antropologia Teatral, tendo participado, na Europa, da XI ISTA – International School Of Theatre Antropology e Seminário de Antropologia Teatral, ambos coordenados por Eugênio Barba.
Também participou de duas sessões dA Arte Secreta do Ator, em Brasília, ministrada por Eugenio Barba e Julia Varley, além de outros cursos oferecidos por Iben Rasmushen (Odin Teatret), integrantes do LUME e outros artistas no Rio de Janeiro, Campina Grande e outras cidades. Iniciou sua carreira artística na cidade de Juazeiro da Bahia onde criou a Grupo de Teatro EuTu e encenou inúmeros espetáculos.
Trabalhou por 4 anos no SESC–Petrolina/PE, onde ministrou cursos, dirigiu espetáculos, coordenou conjuntos teatrais de jovens e de terceira idade. Dirigiu inúmeros espetáculos de atores com textos de autores nacionais e estrangeiros (Plínio Marcos, Menott Dell Picchia, Fernando Arrabal, Boris Vian, Bertolt Brecht, Oscar Wilde, Osman Lins, Maria Clara Machado).
Por mais de 20 anos vem desenvolvendo trabalhos com bonecos e máscaras, quer ministrando oficinas, criando espetáculos de bonecos ou mesclando atores e bonecos como nos espetáculos: Fabulário, Perna de Pinto Perna de Pato, O Boi e o Burro no Caminho de Belém, Causos (uma incursão no teatro de animação popular), A Revolta das Chupetas, Valentim e o Boizinho de São João, Mistério das Figuras de Barro. Criou bonecos e máscaras para outros grupos de teatro e de música e comerciais de TV. Fundou a Cia Máscaras de Teatro.