No primeiro mutirão de limpeza, realizado na manhã desse domingo (8), a Prefeitura de Petrolina teve um saldo 583 toneladas de resíduos recolhidos – entre lixo doméstico, entulho e restos de poda de árvores. Todo o material foi levado para a Central de Descarte, localizada no Bairro José e Maria, zona norte da cidade, onde será feita a seleção do material. O que não puder ser reciclado será enviado para a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos, que fica a 35 km da sede do município, na BR-407, rodovia que liga Petrolina ao distrito de Rajada (na zona rural).
Além da retirada de resíduos no terreno próximo ao campo de futebol da Vila Eduardo, na zona leste, um trabalho de varrição foi realizado na Avenida da Integração, nas imediações do templo da Seicho-No-Ie, em toda a extensão da Rua Anita Malfate e na Rua Moscou, no Loteamento Nova York, onde outro terreno foi limpo. Duas pás carregadeiras e cinco caminhões-caçambas foram utilizados no serviço, que começou nas primeiras horas da manhã de ontem.
O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, fez questão de acompanhar o trabalho de perto, ao lado do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Eduardo Carvalho, e das equipes da pasta. “A partir de agora Vamos acabar com os entulhos e restos de obras. Quem continuar sujando, será multado. Nós não podemos deixar que continuem sujando a cidade, jogando lixo em qualquer lugar. Temos que preservar a cidade limpa”, declarou. Já Eduardo Carvalho ressaltou que sua pasta está fazendo um diagnóstico para levantar os principais pontos de acúmulo de resíduos em Petrolina. O detalhe é que nesse primeiro mutirão, a previsão inicial da prefeitura era de chegar a 40 toneladas de lixo recolhido. No entanto o número final foi mais de dez vezes acima disso.
Ascom PMP