A marinha do Brasil, através da Agência Fluvial, iniciou a intensificação da ‘Operação verão’, nas Ilhas do Rio São Francisco em Petrolina e Juazeiro. A ação pretende reduzir o número de ocorrências de acidentes, assim como conscientizar a população sobre os riscos e cuidados que se deve ter tanto em relação aos banhistas, como para os condutores de embarcações e motos aquáticas. A operação segue até o dia 5 de março.
De acordo com a Agência Fluvial de Juazeiro as fiscalizações ocorrem nas áreas onde há maior concentração de embarcações, como Rodeadouro, Ilha do Maroto e Ilha do Massangano. As ações são educativas e de orientação junto as comunidades de pescadores, clubes, entidades náuticas e marinas
Três embarcações já foram apreendidas, com emissão de autos de notificação e infração. Ainda segundo a Agência fluvial, nos três casos os condutores não estavam habilitados e as embarcações tiveram que ser apreendidas.
As fiscalizações também são feitas nos barcos que fazem a travessia para ilhas da região. Durante a vistoria é observado se os equipamentos de segurança e de salvação estão completos para todos da embarcação e se há condições de segurança necessárias para trafegar.