A temperatura elevada em Juazeiro e Petrolina tem levado um número cada vez maior de banhistas a procurar, principalmente nos finais de semana, as ilhas do São Francisco.
A mais próxima e propícia para o banho, a Ilha do Fogo, tem sido o destino de pessoas das duas cidades que lotam o espaço em busca de lazer e refresco.
Sob a responsabilidade do município de Petrolina, depois de ficar interditada e em poder do Exército Brasileiro, a Ilha do Fogo necessita de uma infra-estrutura que atenda as necessidades dos frequentadores.
Uma das necessidades mais urgentes é a presença de salva- vidas. Esta é a reivindicação de alguns banhistas que se sentem desprotegidos no local.
Josival Oliveira Costa, mais conhecido como Bau da Maringá, nos enviou sua preocupação com a ausência de bombeiros ou salva-vidas no local e alertou a prefeitura de Petrolina para a necessidade de proteger as pessoas que frequentam a ilha “A ilha do fogo está sem salva vidas. A prefeitura de Petrolina tem que referendar o apoio que existia na outra gestão” alertou Bau da Maringá.
Nós fizemos contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Petrolina em busca de respostas para o problema, mas até o momento não obtivemos resposta.
Através do Coletivo Ilha do Fogo, soubemos que na gestão passada foi firmado um acordo entre a prefeitura e um empresário que explora o comércio aquático na ilha, para que o mesmo mantivesse dois salva-vidas no local, em troca do uso do espaço.
Segundo Ênio Costa, membro do coletivo, este acordo encerrou no dia 31 de janeiro do ano passado e, desde lá a ilha está sem os profissionais de segurança.
Ênio Costa também nos informou que dentro do Projeto Verão do Corpo de Bombeiros de Juazeiro estão previstas rondas preventivas na ilha e este trabalho vem acontecendo nos finais de semana. Mas ele alerta que os policiais bombeiros, não ficam fixos na ilha. O trabalho é educativo e eles realizam nas passagens pelo local.
Por pertencer ao território de Petrolina(PE) a responsabilidade com a estrutura, manutenção e segurança da ilha é do município e do estado.