O governador Rui Costa lamentou a morte do carnavalesco Orlando Tapajós, 85 anos, ocorrida na madrugada deste domingo (17) vítima de complicações após um infarto.
“É com imenso pesar que recebo a notícia do falecimento de Orlando Tapajós, uma das personalidades baianas que mudaram a forma de se fazer Carnaval na Bahia e no Brasil. Quero me solidarizar, em meu nome, da primeira-dama e de todos os baianos, com os familiares e amigos de Orlando Tapajós, nesse momento de dor e sofrimento. Expresso meus sentimentos de luto e pesar pela perda de uma figura tão importante para a história do Carnaval baiano”, disse Rui.
O secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Claudio Tinoco, também se pronunciou sobre a morte do carnavalesco Orlando Tapajós, em entrevista ao BNews. “Seu Orlando marcou a história do Carnaval de Salvador e foi decisivo para projetar a Bahia no mundo. Quando os nossos artistas se apresentam nos trios elétricos – o palco que se movimenta – e leva o povo atrás, desde a Caetanave, tem a influência de Orlando Campos”.
Tinoco ressaltou a homenagem prestada pela prefeitura a Orlando: “nos últimos anos, Orlando Tapajós foi homenageado com a denominação do Circuito Oficial do Carnaval de Salvador, onde desfilam o Furdunço e o Fuzuê, e teve a sua obra destacada na Casa do Carnaval, Museu inaugurado pela Prefeitura no último mês de fevereiro”.
Quem também falou ao BNews sobre o legado de Tapajós foi a cantora Margareth Menezes: “Seu Orlando Tapajós tem uma importância enorme para tudo que aconteceu depois com o carnaval da Bahia e sua música contemporânea. Ele expandiu o trio elétrico para o mundo a partir. Ele juntamente com Dodo, Osmar sāo os pais desse equipamento tão importante para a Bahia e para o Brasil, já que hoje o trio é usado em vários tipos de manifestações públicas que vão de festa a missa. Orlando Tapajós deixa um lindo legado para nós e para as gerações futuras. Merece todo nosso carinho e reconhecimento. Valeu, Seu Orlando”, disse a cantora.
Da Redação