Inscrições para o Prouni seguem até amanhã (29); há vagas para Juazeiro e Petrolina

0

(foto: reprodução/internet)

Estudantes interessados em ingressar em uma instituição privada de ensino superior têm até amanhã (29) para se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni). Ao todo, 174.289 vagas estão sendo ofertadas. A inscrição é feita exclusivamente pelo site na internet (http://siteprouni.mec.gov.br/).

1.460 instituições de ensino particular de todo Brasil estão ofertando vagas. Dessas, 68.884 são bolsas de estudo integrais e 105.405 são bolsas de estudo parciais, válias para o sistema de cotas ou de ampla concorrência, segundo o MEC.

Na Bahia, estão sendo ofertadas 12.410 vagas, sendo 4.599 integrais e 7.811 parciais. Já no Pernambuco, são 9.346 vagas, sendo 1.845 integrais e 7.501 parciais

Em Juazeiro e Petrolina as graduações são a nível Bacharelado, Licenciatura ou Técnico, nas modalidades presencial e a distância. Há vagas para cursos de Administração, Fisioterapia, Psicologia, Engenharias, Enfermagem, Ciências Contábeis, Farmácia, Odontologia, Nutrição, dentre outros.

Bolsas

As bolsas integrais são destinadas aos candidatos cuja renda familiar bruta mensal per capita não exceda 1,5 salário mínimo. Já as parciais, de 50% da mensalidade, são voltadas aos estudantes com renda familiar bruta mensal per capita inferior a três salários mínimos. Quem conseguir uma bolsa parcial, e não tiver condições financeiras de arcar com a outra metade do valor da mensalidade, pode utilizar como recurso o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Quem pode concorrer?

Estão aptos a concorrer a uma das vagas ofertadas pelo Prouni, o estudante que teve, no mínimo 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017) e não ter zerado a redação. Além disso, só podem integrar o programa aqueles estudantes que se encaixarem em pelo menos uma das seguintes situações:

– ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
– ter cursado o ensino médio completo em escola privada, mas como bolsista integral;
– ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola privada, mas como bolsista integral;
– ter alguma deficiência;
– ser professor da rede pública de ensino.

Cronograma

– inscrições: até às 23h59 de 29 de junho;
– primeira chamada: 2 de julho;
– comprovação de informações da primeira chamada: entre 2 10 de julho;
– segunda chamada: 16 de julho;
– comprovação de informações da segunda chamada: entre 16 e 23 de julho;
– manifestação de interesse na lista de espera: entre 30 e 31 de julho.
– comprovação de informações dos candidatos participantes da Lista de Espera: entre 3 e 8 de agosto.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome