
(foto: reprodução/internet)
Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos devem ser vacinados contra o HPV em qualquer unidade de saúde de Petrolina. Essa será a segunda fase da Campanha de Vacinação contra o agravo, lançada pelo Ministério da Saúde.
Com o slogan “Não perca a nova temporada de vacinação contra o HPV”, o objetivo da campanha é chamar a atenção dos jovens para a imunização contra a doença. A meta é vacinar cerca de 20 milhões de jovens em todo o país. São duas doses que devem ser tomadas, sendo a segunda depois de seis meses.
Em Petrolina, as vacinas estão disponíveis durante todo o ano.
O HPV (vírus do papiloma humano, do inglês human papiloma virus) é uma infecção sexualmente transmissível, provocada por vírus que atacam, especialmente, as mucosas (oral, genital ou anal), tanto nas mulheres como nos homens. Existem mais de 200 variações desse tipo de vírus. A maioria está associada a lesões benignas, como o aparecimento de verrugas, que podem ser clinicamente removidas. A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, que inclui contato oral-genital e genital-genital.
Da Redação



