
A foto de um parto realizado no chão do Hospital Materno Infantil de Juazeiro está circulando em grupos do aplicativo de conversas, WhatsApp. Junto com a imagem, também está sendo compartilhado um texto informando que o caso aconteceu no último sábado (15).
Em contato com o Portal Preto No Branco, a Secretaria Municipal da Saúde desmentiu as acusações. “Não houve nenhum parto realizado no chão do Hospital Materno Infantil de Juazeiro este ano. O caso relatado, bem como a imagem postada nestes grupos, é do ano passado”, explicou.
A Sesau orientou ainda que é preciso apurar primeiro as informações antes de divulgar mentiras. “O HMIJ está super lotado, todos os 62 leitos ocupados, mas as gestantes lá presentes estão sendo assistidas e/ ou encaminhadas para hospitais da região. Qualquer dúvida ou necessidade de informações procure a Secretaria Municipal da Saúde que fica na Avenida Adolfo Viana – prédio do antigo Sac”, finalizou.
A imagem foi tirada no dia 13 de dezembro de 2017, quando a paciente Josiane Oliveira Martins entrou em trabalho de parto na área da triagem da unidade e acabou parindo no local.
Na época, a Sesau e a direção do hospital disseram que a gestante ” foi avaliada pela equipe, apresentando apenas 2 centímetros de dilatação, optando a paciente, após avaliação médica, por aguardar o trabalho de parto ativo em casa, retornando a unidade já às 18h10, apresentando agora 6 centímetros de dilatação. Josiane foi prontamente internada e permaneceu no setor de triagem, ficando sob os cuidados da equipe técnica. Às 19h20 a paciente veio a dar a luz no local onde estava sendo atendida, com toda a assistência profissional adequada, diante a grande demanda de atendimento diário que acontece na maternidade”.
Da Redação Por Yonara Santos



