O Ministério da Saúde informou que, até 9h desta quarta (19), 5.972 dos 8.411 médicos aprovados na primeira fase do Mais Médicos haviam se apresentado nos municípios onde devem atuar. O total representa 71% dos selecionados com o primeiro edital, que era exclusivo para profissionais brasileiros com CRM no país. Os dados são preliminares, segundo a pasta.
Com o levantamento desta quarta (19), sobram 2.439 profissionais (29%) que não compareceram aos municípios até o fim do prazo, que havia sido prorrogado até terça (18). O órgão anunciou que “fará um levantamento das vagas em abertos e das desistências para que nos dias 20 e 21 de dezembro as vagas em aberto sejam novamente ofertadas a outros profissionais com CRM Brasil.”
Na Bahia, o número de novos integrantes do programa Mais Médicos em atividade dobrou desde o último balanço parcial divulgado na sexta-feira (17), e chegou a 594, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), publicadas pelo G1. Até a data, 717 médicos já tinham se apresentado nas unidades de saúde onde se inscreveram para trabalhar. Contudo, 76 desistiram das vagas, 3 serão remanejados para outras unidades e 44 ainda não tinham começado a trabalhar. Além disso, outros 136 médicos ainda estavam com a entrega de documentos pendente. No total, foram ofertadas 853 vagas no estado.
Formados no exterior
10.205 profissionais médicos brasileiros ou estrangeiros formados no exterior completaram a inscrição de participação no Programa Mais Médicos. O prazo para envio de documentos terminou no último domingo (16).
Cronograma
Nos dias 20 e 21 de dezembro, os médicos brasileiros com registro no Brasil poderão se inscrever de novo no programa, de acordo com as vagas restantes divulgadas no dia 19. Já nos dias 27 e 28, os Médicos brasileiros formados no exterior poderão entrar no sistema e escolher as vagas que sobraram.
Caso ainda restem vagas, nos dias 3 e 4 de janeiro, os médicos estrangeiros formados no exterior podem entrar e escolher as cidades.
Da Redação com G1



