
(Foto: Alexandre Justino/Arquivo PMP)
Antecipada pelo Ministério da Saúde em todo o país, começa nesta quarta-feira (10) a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e as mortalidades decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação, além de atualizar a situação vacinal de crianças, gestantes e puérperas.
A novidade este ano é que a campanha será dividida em duas etapas. No período entre 10 e 19 de abril a vacinação será voltada para crianças de seis meses a menores de 6 anos e gestantes. Já no período de 22 de abril a 31 de maio, todos os grupos prioritários deverão se vacinar: crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas no período até 45 dias após o parto; idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; professores de escolas públicas e privadas; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis; povos indígenas; adolescentes de 12 a 21 anos cumprindo medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação. O Dia D está previsto para o dia 4 de maio.
Em Juazeiro a meta é vacinar, este ano, 54.356 pessoas. As vacinas serão ofertadas nas Unidades Básicas de Saúde da sede, que funcionam das 8h às 12h e das 13h às 17h, e no interior somente no período da manhã. Todos devem estar portando documento oficial com foto, cartão do SUS e caderneta de vacinação.
Já em Petrolina, a prefeitura, através da Secretaria de Saúde, também disponibilizará a vacina em todas as unidades de saúde do município. As unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h na zona urbana e das 8h às 13h na zona rural. Para 2019, a previsão é de que 63.084 pessoas sejam vacinadas no município.
Doença
A gripe (influenza) é uma infecção viral respiratória aguda e altamente contagiosa, sendo mais grave do que um resfriado comum, podendo levar a complicações médicas sérias. A doença pode afetar qualquer pessoa em qualquer idade, sendo facilmente transmitida através da tosse, espirro e contato próximo com uma pessoa ou superfície contaminada.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ocorrência de casos da influenza pode variar de leve a grave e até levar a óbito. A hospitalização e o óbito podem ocorrer principalmente entre os grupos de alto risco – que são crianças menores de 5 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas e idosos.
Da Redação


