Risco: Operários são flagrados trabalhando sem equipamentos de segurança em obra de galpão no Distrito Industrial de Juazeiro

0

(foto: arquivo pessoal)

Na manhã desta terça-feira (24), operários de construção civil foram flagrados trabalhando sem equipamentos de segurança e em condições de perigo no Distrito Industrial de Juazeiro, norte da Bahia. O flagrante foi registrado por um leitor do PNB, que preferiu não se identificar, quando passava pelo local.

Segundo o leitor, cerca de quatro operários estavam trabalhando na obra de construção do galpão de uma empresa, instalada no distrito. No momento em que passava em frente ao local, o leitor avistou que os operários estavam trabalhando na cobertura do armazém, sem equipamentos de segurança.

Preocupado com a situação de risco dos operários, o leitor solicitou fiscalização do Ministério do Trabalho.

Equipamento fundamental

O cinto de segurança é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) necessário para garantir a segurança física dos trabalhadores que atuam com trabalho em altura, já que garante que o operário esteja fixo à algum ponto de ancoragem para que desenvolva suas atividades.

A Norma Regulamentadora 35, do Guia Trabalhista, estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade. Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de dois metros do nível inferior, onde haja risco de queda.

A NR 35 determina ainda que é responsabilidade do empregador assegurar a realização de avaliação prévia das condições no local do trabalho em altura, pelo estudo, planejamento e implementação das ações e das medidas complementares de segurança aplicáveis.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome