Creme dental, manteiga ou borra de café: nenhum desses produtos é recomendado para casos de queimaduras

0

(foto: divulgação)

Assim como no período junino, as festas de fim de ano registram inúmeras vítimas de queimaduras em decorrência do manuseio de fogos de artifício e demais produtos químicos. Por esse motivo, os consumidores devem estar atentos às orientações, antes de adquirir um desses materiais. Uma das recomendações é certificar-se que o local de aquisição é regular e atende às exigências dos órgãos competentes.

Queimadura é uma lesão sobre a pele que é descrita em até 4 graus a partir da profundidade da queimadura, já o percentual queimado mede a extensão. As de primeiro grau são as que atingem somente a epiderme; as de segundo grau além da vermelhidão, mais dor ou ardência, também apresentam bolhas, sendo que estas são curativos naturais e a vítima jamais poderá furar; as de terceiro grau são as que atingem a derme e epiderme, subcutânea e alguns vasos mais simples e as de quarto grau têm todas as características das demais, atingindo vasos mais profundos, tendões e ossos.

O socorrista do SAMU, Flávio Santos, fala sobre a gravidade de usar produtos sobre a área queimada. “Em nenhuma hipótese é permitido o uso de creme dental, manteiga, clara de ovo, borra de café ou demais produtos sobre a área lesionada. Ao presenciar qualquer queimadura é importante buscar ajuda com o resgate ou ir a uma unidade de saúde para os cuidados adequados. Qualquer substância em contato com a área lesionada pode dificultar e até prejudicar a lesão, por isso é interessante buscar ajuda do SAMU ou Corpo de Bombeiros para um direcionamento adequado”, explicou.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome