Professores e servidores temporários da Rede Municipal de Educação de Juazeiro, no Sertão norte da Bahia, estavam entusiasmados com o anúncio de que a Secretaria de Educação (SEDUC) iria viabilizar um pagamento extra, referente ao período das férias letivas. Na última sexta-feira (3), a SEDUC disse que após cumprir todas as metas financeiras e índices legais, conseguiu fazer um aporte adicional de recursos para promover o pagamento aos educadores e servidores das escolas municipais.
No total, segundo a secretaria, mais de R$ 1,4 milhão estariam sendo destinados para o pagamento dos profissionais. A promessa era de que até esta segunda-feira (6), todos os pagamentos estariam nas contas dos servidores. Entretanto, conforme apuração do PNB, uma parcela dos profissionais da rede municipal não recebeu o extra.
“Informaram que nós (auxiliares de serviços gerais) não temos direito ao pagamento, e que eles vão avaliar se em fevereiro terão como nos pagar”, contou uma servidora ao PNB, após procurar a Secretaria de Educação. Segundo ela, quem recebeu o pagamento extra ganhou um abono referente aos 20 dias restantes do mês de dezembro, e uma parte das férias letivas de janeiro.
O PNB solicitou uma resposta da SEDUC de Juazeiro, a fim de esclarecer a situação e revelar quais os critérios adotados para especificar quem receberia o pagamento extra.
Reivindicação
A medida foi anunciada um mês após 70 professores contratados divulgarem uma carta aberta à população com críticas à secretaria, e cobrando o pagamento de salários no período das férias letivas.
No documento, divulgado no dia 6 de dezembro, os professores destacaram que os contratados receberiam o último salário em dezembro, e que o próximo vencimento só iria ser quitado no último dia do mês de março – sem direito do pagamento de férias totais ou proporcionais (veja a carta na íntegra). Na época, em resposta, a Secretaria de Educação e Juventude afirmou que respeitava os direitos que a lei assegura para os professores temporários da rede municipal de ensino.
Da Redação