
(foto: Thiago Santos/PNB)
O sonho de Sarah Gabrielli é o mesmo de muitas jovens que concluem o ensino médio: cursar o ensino superior. Aos 19 anos, ela sonha em fazer Medicina Veterinária em uma universidade pública do Vale do São Francisco. A estudante se prepara para fazer, pela segunda vez, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porta de entrada para o ensino superior no Brasil.
Sarah sabe que a ocorrência é grande, por isso, precisa se dedicar bastante aos estudos. “Dedico 8 horas do dia para isso. Acordo cedo, tomo café, e então começo a estudar. Dou uma pausa para o almoço, descanso um pouco, e depois volto a estudar novamente, até a hora da janta. Procuro sempre ter uma boa noite de sono. Essa é minha rotina seis vezes por semana”, revela.
Atualmente, a futura médica veterinária está estudando em casa. Antes, os estudos eram feitos na Biblioteca Municipal Professor Aristóteles Pires de Carvalho, que fica situada no Centro de Juazeiro, bairro onde reside. Entretanto, o espaço está fechado desde o dia 7 de janeiro, quando as fortes chuvas que caíram na cidade causaram a queda de parte do teto do imóvel, que não suportou o volume de água e acabou desabando.
[new_royalslider id=”203″]
(fotos: arquivo)
O caso foi relatado nas redes sociais por estudantes que estavam no local e presenciaram o acidente. O teto estava infestado de cupins, segundo os estudantes, que na época, também reclamaram da falta de estrutura da biblioteca. Por sorte, ninguém ficou ferido.
Entretanto, cerca de dois meses se passaram após o ocorrido, e a biblioteca municipal de Juazeiro continua interditada, inviabilizando o estudo de centenas de estudantes que assim como Sarah Gabrielli, têm o sonho de cursar o ensino superior. “Acaba atrapalhando, sem dúvidas. Prefiro estudar na biblioteca pela diversidade de livros que posso ter acesso, e que não tenho em casa. Lá em consigo ficar mais focada nos estudos. Espero que resolvam logo esse problema, pois prejudica bastante a gente”, disse a estudante.
O PNB procurou a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) de Juazeiro, que, em nota, disse que “nesse período, a Prefeitura Municipal de Juazeiro promoveu uma reforma completa no prédio que abriga a instituição, contemplando reforço na estrutura física, pintura completa, novos móveis e, principalmente, a disponibilidade de novas obras que enriquecem mais ainda o acervo disponível para estudos e pesquisas”.
A secretaria informou ainda que a biblioteca municipal voltará a funcionar normalmente na próxima quarta-feira (11).
Da Redação por Thiago Santos



