(foto: arquivo)
Uma adolescente de 15 anos que apresentava quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) faleceu na noite desta quinta-feira (26) no Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), em Petrolina. Ela ocupava um dos leitos da unidade destinados ao Covid-19.
A SARS é um tipo de pneumonia grave que surgiu na Ásia e que é facilmente transmitida de pessoa para pessoa, causando sintomas como febre, dor de cabeça e mal estar geral, e que pode ser causada pelo vírus Influenza H1N1. De acordo com a Prefeitura de Petrolina, a paciente deu entrada na unidade na última quarta-feira (25), com quadro de baixa pressão e oxigenação.
Segundo a unidade hospitalar, ela apresentava, desde a infância, graves condições de saúde, com baixa imunidade. A adolescente foi submetida ao teste para Covid-19, enviado e sob análise do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE). A previsão é de que o resultado seja divulgado nesta sexta-feira (27).
“A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, lamenta o falecimento da jovem e, neste momento de perda e dor, transmite os sentimentos aos familiares e amigos da adolescente”, diz a nota da prefeitura.
SARS – Os sintomas da SARS são parecidos com os da gripe comum, surgindo inicialmente febre acima de 38ºC, dor de cabeça, dores no corpo e mal estar geral. Mas após cerca de 5 dias, surgem outros sintomas como: tosse seca e persistente; dificuldade intensa para respirar; chiado no peito; aumento da frequência respiratória; dedos e boca azulados ou arroxeados; perda de apetite; suores noturnos; e diarreia.
Por ser uma doença que piora muito rapidamente, cerca de 10 dias após os primeiros sinais, podem surgir sintomas graves de dificuldade respiratória e, por isso, muitas pessoas podem necessitar ficar internadas no hospital ou em UTI para receber a ajuda de máquinas para respirar. A SARS é transmitida da mesma forma que a gripe comum, através do contato com a saliva de outras pessoas doentes, principalmente no período em que há manifestação dos sintomas.
* com informações do Tua Saúde
Da Redação