Sobradinho tem novo aumento de vazão; Chesf alerta para alagamentos em áreas da “calha principal”

0

(foto: arquivo)

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) elevou a vazão defluente da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, no norte da Bahia, para 1.400 metros cúbicos por segundo (m³/s) nesta quinta-feira (9). A alteração da vazão em Sobradinho tem a finalidade de manter o reservatório de Itaparica (PE/BA) em, no mínimo, 30% de seu volume útil.

Ontem (8), a vazão já havia sido aumentada de 800 para 1.000 metros cúbicos por segundo (m³/s). A medida, de acordo com a Chesf, começou a ser efetivada após um pedido da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade de Sergipe, “em virtude do elevado teor de turbidez nas águas do Baixo São Francisco, devido às fortes chuvas ocorridas nos estados de Alagoas e Sergipe, ocasionando o desabastecimento de água para consumo humano em várias cidades, inclusive parte de Aracaju”, que resultou também no aumento da vazão em Xingó para 1.3000 m³/s.

A companhia alertou ainda para riscos de alagamento de áreas ocupadas em trechos considerados como “calha principal”. “É fundamental chamar atenção para o fato de que a depender das condições de atendimento ao SIN, poderá ocorrer a necessidade de aumento de geração da UHE Xingó acima dos valores supracitados. Neste sentido, evidencia-se fortemente a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio”, diz o comunicado

100% do seu volume útil em maio

Na última terça-feira (7), a Agência Nacional de Águas (ANA) realizou a videoconferência mensal com o objetivo de discutir as condições hidrológicas da bacia do Rio São Francisco. Com projeções feitas pela equipe do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e pelo Operador Nacional do Sistema Hidrelétrico (ONS), foram apresentadas e confirmadas boas notícias para o ano hidrológico de 2020 na calha do Velho Chico.

Diante da análise, observou-se que o reservatório de Três Marias em Minas Gerais já atingiu o volume útil máximo, o que já obrigou os operadores a abrir comportas preventivamente. Além disso, o reservatório de Sobradinho atingirá 100% de seu volume útil no próximo mês de maio garantindo segurança hídrica para todos os usuários das águas do Rio São Francisco.

A partir de um volume útil acima de 60%, a operação do reservatório de Sobradinho entra na chamada “faixa de operação normal”. Os dados da meteorologia, por sua vez, ainda se mostram favoráveis, embora se preveja para toda a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco chuvas menos volumosas, algo característico durante o mês de abril. Porém, seja como for, a precipitação média para abril está prevista para alcançar os 30%, um pouco abaixo da média usual de 50%, mas ainda assim importante para a manutenção dos bons percentuais de enchimento dos reservatórios.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome