A Prefeitura de Petrolina, no sertão pernambucano, divulgou nesta quarta-feira (20), trinta novos casos confirmados do novo coronavírus. Com isso, o número de infectados na cidade chega a 165.
De acordo com a Secretaria de Saúde, só hoje foram feitos 1.513 testes rápidos em profissionais de saúde que atuam na rede municipal da cidade. Pessoas que apresentam sintomas gripais há mais de 10 dias e que já estavam agendadas, também foram testadas.
Ao todo, 17 testes rápidos deram positivos, sendo 13 mulheres com idades entre 23 e 66 anos e 4 homens com idades entre 25 e 55 anos.
“É importante destacar que o protocolo de realização do teste não mudou, o critério continua sendo em pessoas com sintomas gripais, notificadas pela Secretaria de Saúde. Porém, como os profissionais de saúde estão na linha de frente do combate à Covid-19, o Ministério da Saúde recomenda a testagem. Como os testes foram feitos em profissionais assintomáticos, o objetivo é fazer o levantamento epidemiológico do resultado para a Secretaria de Saúde identificar quantos testarão reagentes mesmo sem sintomas.”, esclareceu a Secretaria.
Além destes, o órgão informou que também recebeu nesta quarta Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) e 3 analisados por laboratório particular. Os pacientes são 12 mulheres com idades entre 26 e 53 anos e um homem de 36 anos.
Dos 165 casos confirmados até agora em Petrolina, 119 casos confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 46 diagnosticados através de exame laboratorial. A cidade já registra seis óbitos causados pela Covid-19.
A boa notícia é que o número de pacientes considerados curados clinicamente subiu para 64.
Sobre os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o boletim aponta que são 51 casos em investigação, enquanto 30 já foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito.
Da Redação