Juazeiro: “As pessoas são notificadas e esquecidas pela Secretaria de Saúde” esta é a reclamação de moradores sobre casos suspeitos e positivos da covid 19; órgão se manifesta

0

Em Juazeiro, no Norte da Bahia, a equipe de Vigilância em Saúde é responsável por monitorar os casos confirmados e suspeitos de infecção por Covid-19, causada pelo novo coronavírus. Entretanto, algumas reclamações sobre o acompanhamento aos pacientes suspeitos e até mesmo aos que testaram positivo para infecção, estão chegando a nossa redação frequentemente. Eles se queixam que não estão recebendo a assistência devida da Secretaria de Saúde, se sentem esquecidos pelo órgão, mesmo sendo casos notificados, e levantam uma questão:

“As pessoas que devem estar em isolamento social estão cumprindo mesmo esta recomendação? quem fiscaliza? Como acontece este monitoramento das famílias tão propagado na imprensa? Eu mesma testei positivo, me recomendaram ficar em casa sem contato com pessoas e nunca mais me deram nem um alô. Ninguém da secretaria me procurou para saber se eu estava bem, se os sintomas tinham desaparecido, nada”, reclamou um paciente do Bairro Santo Antônio.

“Esse tal monitoramento é um ‘agá’. Recebi o diagnóstico e vim pra casa. Aqui nunca teve Vigilância Sanitária monitorando nada. Monitorar as famílias como eles falam, nem por um telefonema acontece. Eu que não tomasse minhas providências. Eu sou responsável, mas quem não segue as orientações e continua levando vida normal e contaminando outras pessoas? Queria entender esse monitoramento da vigilância”, questionou outro paciente positivado.

Segundo uma moradora do bairro Maringá, após sete dias com os sintomas da doença, ela procurou a Unidade Básica de Saúde do bairro, onde foi notificada como caso suspeito, e informada de que uma equipe a procuraria para realização do teste, o que não aconteceu.

 

“Na minha casa todo mundo apresentou uma gripe muito forte, tosse e outros sintomas, incluindo a minha bebê de apenas 9 meses. Já com sete dias com os sintomas, procurei a UBS do bairro no dia 10 deste mês, quando a médica me orientou a fazer o isolamento domiciliar por mais sete dias e informou que uma equipe da Vigilância entraria em contato comigo para saber do meu estado e agendar a testagem, o que nunca aconteceu”, informou a moradora.

Sem conseguir ser testada através do SUS, a moradora  que é comerciante, resolveu realizar o teste em um laboratório privado.

“Por medo de está com a doença e acabar infectando outras pessoas, e sem poder continuar em isolamento domiciliar por vários dias sem ter a certeza que estava com o vírus, resolvi pagar para fazer o teste rápido, e recebi o resultado negativo. Então, se eu continuasse esperando a Vigilância entrar em contato, até hoje estaria isolada em casa, sem poder trabalhar”, acrescentou.

A moradora declarou ainda que apesar de ter testado negativo, acredita que muitas pessoas que estão com a doença, mas não conseguem ser testadas, causando uma sub-notificação dos casos.

“Diariamente a prefeitura afirma que está monitorando todos os casos suspeitos e confirmados da Covid-19, o que não é verdade. As pessoas são notificadas e simplesmente são esquecidas pela Secretaria de Saúde. Eles não fazem se quer uma ligação para saber como os pacientes estão. Muitas pessoas estão aguardando a realização do teste. Com certeza o número de infectados em Juazeiro é muito maior”, finalizou a moradora.

O PNB encaminhou a reclamação para a SESAU, que se manifestou em nota explicou o procedimento adotado pelo órgão.

Veja na íntegra:

A Secretaria da Saúde (SESAU) esclarece que, quando o paciente é notificado através das Unidades Básicas de Saúde (UBS), como caso suspeito da COVID-19, no momento do atendimento, mesmo antes da confirmação da doença, são emitidos o termo de isolamento, o termo de consentimento e o monitoramento de contatos. Durante o atendimento, o paciente já é orientado a se manter em isolamento.

Sobre a paciente em questão, a mesma teve a notificação datada no dia 10/06 com ‘término’ nesta quarta-feira (17), que significa o prazo para a Vigilância em Saúde entrar em contato por telefone com a paciente e saber como a mesma se encontra, se ainda apresenta algum sinal ou sintoma para, então, marcar dia e horário para realizar o teste rápido pelo ponto de coleta da COVID 19.

A Secretaria da Saúde ressalta que o teste rápido ter eficácia no resultado, o paciente precisa estar no 10º dia do sintoma ou a partir deste para realizá-lo.  O monitoramento dos pacientes notificados como suspeitos é feito pela equipe de Saúde da Família no bairro onde a paciente reside. O acompanhamento é realizado preferencialmente, por telefone, como recomenda o Ministério da Saúde. Caso seja necessário é realizada a visita domiciliar pela equipe da Unidade Básica de Saúde que acompanha o paciente.

A SESAU está à disposição para mais esclarecimentos e ressalta que, qualquer dúvida relacionada à COVID 19 a população pode enviar mensagem para o telefone (74) 9 9198 3089, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e em horário comercial.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome