Testes rápidos para detecção da covid-19 são descartados de forma irregular em Senhor do Bonfim; Lacen diz que erro foi de funcionária

0

(foto: reprodução/Blog do Netto Maravilha)

Dezenas de testes rápidos utilizados para detecção da covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus, foram descartados de forma irregular na cidade de Senhor do Bonfim, no Norte da Bahia. O flagrante foi feito por uma pessoa que transitava na Rua Barão do Cotegipe, no Centro da cidade, na tarde de ontem (8), e publicado pelo Blog do Netto Maravilha.

De acordo com a publicação, os diversos testes rápidos, que há haviam sido utilizados, estavam jogados em uma lixeira, sendo que grande parte das placas estavam espalhados pelo chão. Em nota, a unidade de Senhor do Bonfim do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), através da Secretaria de Saúde, justificou que o erro foi motivado por uma funcionária dos serviços gerais que não percebeu a presença das placas de testagem rápida junto ao lixo comum que foi depositado em local de coleta externa [leia na íntegra abaixo].

Essa não é a primeira vez que isso acontece em Senhor do Bonfim. De acordo com o blog, recentemente, o lixo contaminado do Centro de Enfrentamento à Covid-19, situado no bairro Casas Populares, também foi descartado de maneira indevida na frente do prédio, o que também causou indignação à população bonfinense. Os resíduos, posteriormente, também foram recolhidos.

Nota na íntegra

A Secretaria Municipal de Saúde de Senhor do Bonfim, através do LACEN, vem a público emitir pedido de desculpa pelo erro da funcionária dos serviços gerais do Laboratório Central de Senhor do Bonfim.

Como há separação do lixo comum e lixo infectado diariamente, a funcionária não percebeu a presença das placas de testagem rápida junto ao lixo comum que foi depositado em local de coleta externa.

Ressaltamos que nosso lixo infectado é acondicionado em bombonas e retirado pela empresa de coleta especializada para incineração.

Logo que o problema foi identificado, o lixo foi retirado pela equipe do LACEN e depositado nas bombonas.

Por fim, o caso em questão será devidamente apurado pela SEMUS e todas as medidas cabíveis serão tomadas.

Continuamos prezando pela saúde dos nossos funcionários e de toda população bonfinense.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome