(foto: arquivo pessoal)
Na Órbita de Angelo Roncalli
Apraz-me participar do blog da minha querida ex-professora Sibelle Fonseca.
Entre o Preto e o Branco, um retrato da minha infância. Um olhar no espelho.
Nesta visão, o rosto de Sibelle gargalhando alto. Tirando onda de um comentário tacanho e desavisado. Ampliando, assim, sua força existencial, mulher de pulso em riste, raciocínio sem estribeira. Sibelle não come corda, entre uma dose e outra, ela pode até libertar seu cantar. E ela canta e escreve e trabalha em vermelho, suas cores são fortes.
Mas ela não se deixa levar, não se deixa enganar. Talvez por isso, “Preto no Branco”, expressão que aduz ao não enganar. É preciso ter gana, coisas que a grana na compra…
Hoje é o Dia do Contador ! Você pode até comprar meus serviços profissionais ! Mas não vendo meus textos, não vendo meus poemas.
Desde minha professora Ana Dias, no Colégio Dr Edson Ribeiro, no século passado, escuto as pessoas dizendo que escrevo bem.
Eu escuto música melhor do que escrevo, e escrevo melhor do que cozinho. Entre a sala e a cozinha, prefiro o quarto, onde cultivo meus poucos pertences, e muito da preguiça e da luxúria.
Eu sou juazeirense, tenho 44 anos, sou ariano, apesar de não entender absolutamente nada de astrologia.
Tenho diversas participações culturais por aqui, de participante de festival a jurado. De escritor a editor. Captador de Recursos, Prefaciador de Livros, Articulador Cultural, Fanzineiro, Punk, Cantor de Banda de Rock. E acrescento, mentindo, que já fui Leão de Chácara e Pistoleiro.
Orbitais é o nome do meu livro de poemas, o nome da minha empresa de Contabilidade. Orbitais é minha marca registrada.
O Frei Luca Paciollo (em italiano de 1400 dizia -se Paciollo e não Paciolli), desenvolveu uma lógica das partidas dobradas. Deu cunho cientifico a esta Ciência Social, que é a Contabilidade.
Orbitar é manter uma trajetória de equilíbrio, percorrer um caminho, seja na grandeza de um átomo, ou na pequenez de um planeta.
É Ativo = Passivo. Para todo débito existe um crédito correspondente.
Orbitar é festejar a possibilidade de percorrer estradas cheias de buracos numa cidade do interior da Bahia, ou projetar-se, confortavelmente sentado, num satélite, observando a imensidão do cosmos e fazendo perguntas difíceis.
Sinto-me feliz e honrado em participar do blog de Sibelle, trazendo um pouco da minha órbita, para a galáxia dela.
Meus débitos e meus créditos de Contador, minhas palavras, signos e significados de Poeta, minha verve bipolar compulsiva e obsessiva de Pensador.
Espero que os leitores gostem dos meus textos.
Eu estou feliz.
Preto no Branco. Rubro Negro. Arco-Íris. Não são apenas cores de uma paleta.
São Enredos de Vida. São Conceitos Existenciais.
Leia esta Órbita ! Em Sol Maior !
Angelo Roncalli, 44, escritor