(foto: arquivo)
O eleitorado da cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, cresceu quase 15% nos últimos quatro anos. Nas eleições municipais de 2020, 210.359 eleitores e eleitoras estão aptos e aptas a exercer o direito de escolher seus representantes políticos nos poderes Executivo e Legislativo. São 26.540 eleitores a mais que o registrado nas eleições de 2016 – 183.819 votantes.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a maioria do eleitoral de Petrolina é formado por pessoas do gênero feminino, que representam 54,1%, contra 45,9% do gênero masculino. Desse total, 743 são pessoas com deficiência e 11 são eleitores que votarão com o nome social.
12,19% do total tem entre 30 e 34 anos, sendo, portanto, maior público por faixa etária. Jovens com idades entre 25 e 29 anos representam 12,17% do eleitorado, seguido de eleitores com idades entre 35 e 39 anos – são 11,65%. 1.276 votantes têm idade entre 16 e 17 anos, cujo voto é facultativo. Idosos com idade acima de 60 anos, cujo voto também é opcional, somam 13,19% do eleitorado petrolinense.
Ainda segundo o TSE, 31,42% dos votantes da cidade têm ensino médio completo, 20,47% tem fundamental incompleto e 13,91% tem ensino médio completo. Votantes com ensino superior completo somam 10,05% do eleitorado, enquanto analfabetos representam 3,78%.
Eleições 2020 – CUIDADOS
Tendo em vista os cuidados sanitários recomendados pela Organização Mundial da Saúde, o TSE desenvolveu uma parceria com as principais instituições sanitárias do país para orientar os eleitores sobre as precauções que devem ser tomadas no dia da votação. A principal proteção é o uso de máscara facial durante todo o tempo, ou seja, o eleitor deve se proteger desde o momento que sair de casa para votar.
Ao entrar na seção, deve mostrar seu documento oficial com foto, esticando os braços em direção ao mesário, que verificará os dados de identificação a distância. Apenas em caso de dúvida na hora da identificação, o mesário poderá, excepcionalmente, pedir ao eleitor para se afastar dois passos para trás e abaixar a máscara brevemente, evitando se comunicar por esse tempo, apenas para o reconhecimento facial.
Outro cuidado que cada eleitor pode adotar é o uso de uma caneta pessoal na hora de assinar o caderno de votação. Nos locais de votação, não é permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer outra atividade que exija a retirada da máscara.
Os eleitores serão orientados a higienizar as mãos com álcool gel antes e depois de votar. A permanência nos locais de votação deve compreender apenas o tempo suficiente para a identificação e a digitação do voto. Além disso, quem puder, deve comparecer ao local de votação sozinho, evitando levar crianças ou qualquer outro acompanhante.
Quem apresentar sintomas da covid-19 deve se abster de ir aos locais de votação e, posteriormente, jusfificar a ausência.
Da Redação