Alerta: com grande procura após infestação de muriçocas em Juazeiro, “Pau da Muriçoca” pode causar danos à saúde; confira

2

Para tentar se livrar das muriçocas, que já ao cair da tarde começam a infernizar os moradores de Juazeiro, que atualmente vive uma das maiores infestações do mosquito, muita gente está se valendo do chamado “pau da muriçoca”, um incenso repelente, de cheiro forte e de composição desconhecida.

O produto holandês, que não traz na embalagem informações sobre sua composição e nem autorização para venda do Brasil, vem sendo consumido em larga escala e dando lucro aos comerciantes. Vendido em mercadinhos, nos camelôs e até oferecido de porta em porta, o incenso ganhou popularidade.

Que o diga Seu Antônio Góis, um comerciante do bairro Dom Tomaz, que em conversa com o Portal Preto no Branco confirmou a grande procura pelo incenso.

“Aqui no bairro a infestação de muriçoca é muito grande. Nós temos um mercado e a procura pelo produto era muito grande. Eu não conhecia, mas como os nossos clientes vinham sempre querendo comprar, este ano começamos a vender. Em cada caixa vem 30 unidades. Por semana, chegamos a vender em média dez caixas. Existem muitos fornecedores na internet e alguns até passam nas portas oferecendo. Eles garantem que o produto é natural e que realmente mata os insetos, mas confesso que não sei os produtos que são utilizados e quais são as contra indicações”, relatou o comerciante.

Outro comerciante do bairro Santo Antônio nos informou que a caixa custa R$ 7,90, e que tem vendido, por semana, cerca de 50 caixas. “Mas há quem venda fracionado para facilitar para o consumidor, sendo que um incenso é vendido por 50 centavos”.

Mas o incenso que alivia o tormento causado pelas muriçocas, tem também causado reações nos consumidores. São muitos os relatos de problemas respiratórios e até intoxicações causados após o uso do produto.

“Eu passei a sentir falta de ar e ter tosse, após acender o incenso durante a noite. Está tão insuportável que a gente faz de tudo para se livrar delas. Mas deixei de usar, pois tive que tomar antialérgico e fazer nebulização para melhorar do problema respiratório. É aquela velha história do ‘inseto ou o inseticida’. Tenho que enfrentá-las, já que a prefeitura largou de mão e eu não tenho o que fazer mais”, disse um desesperançado consumidor do “pau da muriçoca’, morador do bairro Centenário.

O leitor Adegivaldo Lemos também relatou efeitos colaterais, após usar o incenso.

“Eu estava usando era um após o outro, enquanto via televisão na sala. Ficava tonto, tossindo, mas não ligava. Até que um dia meu neto de 3 anos ficou todo empolado e foi parar na urgência. Ficamos assustados e deixamos de comprar.

Ele questiona se a comercialização é permitida.

“Como esse produto é vendido assim indiscriminadamente? Na caixa as informações que estão escritas vem em outra língua, sem ter uma tradução da composição. É uma situação a ser investigada. Quem revende esse produto? Esse incenso passou por algum órgão de controle do Brasil? Aqui em Juazeiro as pessoas fornecem e revendem abertamente, sem nenhuma fiscalização ou proibição dos órgãos de saúde?”, questionou Lemos.

O PNB conversou com o médico dermatologista, Rogério Leal, que fez um alerta.

“A minha orientação como médico é que é preciso realmente ter cuidado com o excesso de exposição a esse incenso. A gente não sabe a composição dele, pois as informações são todas em holandês, e não dá para dizer se existe alguma substância que faz mal a saúde. Geralmente há de se ter muito cuidado com incenso, sejam os aromatizadores ou os repelentes, porque a fumaça inalada pode causar reações contrárias, principalmente para quem já tem problemas respiratórios como asma, bronquite, rinite. Além disso, alguns incensos podem vir com substâncias altamente tóxicas como benzeno e outras. No caso deste incenso, chamado de pau da muriçoca, fica difícil até para nós profissionais avaliarmos, já que não há informações concretas do produto e suas substâncias”, esclareceu o médico.

Dr. Rogério orientou ainda que, em qualquer sinal de reações tóxicas e alérgicas, a pessoa deve procurar assistência médica imediatamente.

“É preciso ter muito cuidado. Ao menor sinal de desconforto respiratório ou algum sintoma de alergia na pele, é recomendável procurar um médico e fazer o desuso do produto”, acrescentou.

O PNB está enviando um pedido de esclarecimento sobre o produto à Vigilância Municipal de Saúde.

Informações sobre o produto

Em anúncios feitos nas redes sociais e em aplicativos de vendas, fornecedores garantem que o produto inseticida é o “mais eficiente do mercado”, “100% natural” e mata “insetos em geral”.

“Fabricado a partir de produtos naturais não sendo um veneno. Ele possui uma substância natural chamada de esbiotrina que atua paralisando o sistema nervoso do inseto”, dizem ainda os anúncios.

Em tradução feita pelo Portal Preto No Branco, chegamos a algumas informações que constam na caixa do produto.

“Inseticida dinâmico com confirmação científica. Ingredientes naturais à base de plantas adicionados. Fragrância de Osmanthus Fragrans. Matança eficaz e rápida de mosquitos em ambiente ensolarado. 0,15% de esbiotrina incluída. Característica do produto: Com a substância esbiotrina, os incensos foram refinadas na nova tecnologia moderna; matança eficaz e rápida de mosquitos, fácil de queimar e muito estável, aroma elegante, seguro para usar em torno de crianças e animais de estimação. Aplicável em: Hotéis Restaurantes, residências, mercado de alimentos etc. Como usar: Resultado eficaz em 2 minutos após acender o incenso, protege o ambiente por até 12 horas.

E tem também um alerta: ” Preste atenção à segurança contra incêndio, nunca coloque o incenso para queimar ao lado de materiais combustíveis. – tóxico para peixes, nunca coloque a incenso aceso dentro de uma sala com aquário. – nunca use quando portas e janelas estiverem fechadas, mantenha uma ventilação. Evento de envenenamento:- alérgico; alguma reação adversa, ir para o hospital em tempo hábil. Mantenha-os bem longe do fogo ou de uma fonte de calor, separados de alimentos, sementes e materiais combustíveis”.

As orientações dizem ainda para guardar o restante do material não usado selado; sempre lavar as mãos depois de tocar o material e guardar fora do alcance de crianças”.

Da Redação

 

 

Da Redação

2 COMENTÁRIOS

  1. Rapaz eu tô aqui com febre repentina tosse e irritação no nariz não sei oque é isso mais só começou depôs que eu comecei a usar esse essenço e eu usava todos os dias até inalava pós ficava muito proxima

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome