Arquivos anuais: 2021

iFood tem nomes de restaurantes trocados por frases pró-Bolsonaro e ataques políticos

0

Uma falha no aplicativo de entregas iFood causou espanto em usuários na noite desta terça-feira (2). Capturas de tela do app divulgadas em redes sociais mostravam que nomes de estabelecimentos cadastrados na plataforma apareciam com nomes trocados por “Bolsonaro 2022” e “Petista Comunista”, por exemplo, sendo o ex-presidente Lula (PT) um dos principais alvos do ataque.

O problema foi confirmado pela empresa dona do aplicativo.

Os restaurantes do iFood também apareciam com seus nomes trocados por outras frases ofensivas, como “Marielle Franco Peneira” (em referência à vereadora do PSOL do Rio de Janeiro, morta a tiros em 2018). Havia também lemas usado por grupos contra vacinas (“Vacina Mata”).

Os usuários do serviço de delivery chegaram a atribuir a falha a um ataque hacker, o que foi desmentido pela plataforma. As reclamações de usuários no Twitter indicam que a mudança nos nomes ocorreu em diferentes partes do país, como Florianópolis, Salvador, Natal, Criciúma e no ABC Paulista.

Em nota, o iFood confirmou ter identificado na noite desta terça-feira que alguns estabelecimentos cadastrados na plataforma tiveram seus nomes alterados.

“Aproximadamente 6% dos estabelecimentos cadastrados na plataforma tiveram seus nomes alterados. A empresa tomou medidas imediatas para sanar o problema e proteger os dados de restaurantes, consumidores e entregadores.”

A investigação interna do iFood apontou que não ocorreu um ciberataque à plataforma e que o incidente foi causado por um operador de atendimento de uma prestadora de serviços que tinha permissão para ajustar informações dos restaurantes.

“O acesso da prestadora de serviço foi imediatamente interrompido, e os nomes dos restaurantes já estão sendo restabelecidos”, diz a empresa.

Ainda segundo o iFood, os meios de pagamento não são armazenados nos bancos de dados da plataforma e ficam gravados apenas nos dispositivos dos próprios usuários. “Portanto, não há qualquer indício de vazamento da base de dados pessoais cadastrados.”

BNews

Pelas redes sociais, assessor da Prefeitura de Juazeiro anuncia atrações do Festival Edésio Santos da Canção 2021; confira

0

 

Nesta terça-feira (2), durante uma transmissão pelo Instagram, o ex-superintendente de Cultura de Juazeiro Maurício Dias, Mauriçola, anunciou as atrações da 24ª edição do Festival Edésio Santos da Canção – O Mundo Canta Juazeiro.

“Atrações luminosas”, classificou Maurício Dias.

De acordo com ele, que atualmente ocupa o cargo de assessor da Prefeitura de Juazeiro, no primeiro dia de festival, a atração será o cantor e compositor Zé Manuel. O petrolinense concorre ao Grammy Latino 2021, na categoria de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, com “Do Meu Coração Nu”. Ele já participou de diversas edições do Edésio Santos.

No segundo dia de festival, o cantor, compositor, ator e produtor cultural, Edy Star, será a atração, segundo Mauriçola. Edy Star nasceu em Juazeiro e tem um nome na Música Popular Brasileira, sendo parceiro de Raul Seixas, Sérgio Sampaio e Gilberto Gil.

O encerramento do festival vai ficar por conta do cantor Flavio Venturini, compositor, pianusta e tecladista, anunciou Mauriçola.

Entre os principais sucessos de Venturini, como compositor ou intérprete, estão “Todo Azul do Mar”, “Linda Juventude”, “Planeta Sonho”, “Nascente”, “Nuvens”, “Espanhola”, parceria com Guarabyra, que é sua música mais conhecida e foi um grande hit entre 1986 e 1987; e “Mais Uma Vez”, parceria com Renato Russo.

O Festival Edésio Santos é promovido pela Prefeitura de Juazeiro, norte da Bahia, e vai acontecer de 9 a 11 de dezembro.

Inscrições

Os compositores podem inscrever canções inéditas e originais, de todos os gêneros e estilos da Música Popular Brasileira. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online, através do endereço eletrônico https://www6.juazeiro.ba.gov.br/festival, até 8 de novembro.

Cada candidato pode inscrever até duas músicas, sendo que apenas uma será selecionada. Entre as canções inscritas, o corpo de jurados selecionará 24 canções que serão apresentadas nas eliminatórias do Festival, nos dias 9 e 10 de dezembro. “O desejo da prefeita Suzana Ramos é que o Festival Edésio Santos, que já revelou grandes nomes da música, como Zé Manoel e Josyara, seja referência para o Brasil e continue fazendo o mundo cantar Juazeiro”, ressaltou o superintendente de Cultura e Turismo, Junior Mota.

Mais informações sobre inscrições no edital do concurso, disponível no Diário Oficial do Município (http://doem.org.br/ba/juazeiro/diarios/previsualizar/2V3lJlNe), ou através do telefone: (74) 3613-0654.

Premiação

Entre as 12 canções escolhidas para a fase final, que acontecerá no dia 11 de dezembro, as três primeiras músicas colocadas, melhor intérprete, melhor canção local e o vencedor do Júri Popular receberão as seguintes premiações: 1º lugar, R$ 10,5 mil; 2º lugar, 8,5 mil; 3º lugar, R$ 6,5 mil; Melhor Música Local, R$ 4 mil; Melhor Intérprete, R$ 3,5 mil, Prêmio do Júri Popular, R$ 2,5 mil.

Da Redação PNB

Trabalhadores nascidos em fevereiro podem sacar auxílio emergencial

0
Auxílio emergencial 2021

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em fevereiro podem sacar, a partir desta quarta-feira (3), a sétima parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro foi depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 21 de outubro.

Os recursos também podem ser transferidos para uma conta corrente, sem custos para o usuário. Até agora, o dinheiro apenas podia ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), de boletos, compras em lojas virtuais ou compras com o código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de estabelecimentos parceiros.

Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.

O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19. Ele foi pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, estendido até 31 de dezembro de 2020 em até quatro parcelas de R$ 300 ou R$ 600 cada.

Neste ano, a rodada de pagamentos teve sete parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil: as famílias, em geral, receberam R$ 250; a família monoparental, chefiada por uma mulher, recebeu R$ 375; e pessoas que moram sozinhas receberam R$ 150.

Agência Brasil

Covid-19: neste dia de Finados, Brasil registra 149 óbitos; país tem 21,8 milhões de casos e mais de 608 mil mortes desde o início da pandemia

0

Nesta terça-feira (2), Dia de Finados, o Ministério da Saúde registrou 6.431 novos diagnósticos de covid-19 em 24 horas. Esse dado eleva para 21.821.124 o número de pessoas infectadas pela doença desde o início da pandemia no país. Ontem (1º), o painel de estatísticas registrava 21.814.693 casos acumulados.

As mortes pelo novo coronavírus ao longo da pandemia superaram 608 mil. Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 149 novos óbitos, totalizando 608.071. Ontem, o painel de informações marcava 607.922 mortes acumuladas.

O balanço apontou também 197.177 pacientes em acompanhamento e 21.015.876 recuperados da doença.

Os estados com mais mortes são os seguintes: São Paulo (152.081), Rio de Janeiro (68.383), Minas Gerais (55.592), Paraná (40.523) e Rio Grande do Sul (35.512).

As unidades da Federação com menos óbitos são Acre (1.845), Amapá (1.993), Roraima (2.030), Tocantins (3.881) e Sergipe (6.031).

Da Redação PNB

Santuário Popular da Gruta de Patamuté reúne centenas de católicos na tradicional Romaria do Sagrado Coração de Jesus

0

 

Centenas de católicos de diversas cidades do nordeste se reuniram na Romaria do Sagrado Coração de Jesus no Santuário Popular da Gruta de Patamuté, distrito de Curaçá Ba. Com o tema “Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor”, o evento teve início na noite último domingo, dia 31/10, onde foi realizada uma procissão luminosa  para em seguida, ser celebrada uma missa campal com os párocos Gilvan Regis e João Sena.
Tradicionalmente, na manhã do dia 01/11, é feita a subida a Gruta, onde foram ministradas mais 3 missas, desta vez, com a presença do Bispo Diocesano Dom Beto. Durante o intervalo entre as celebrações são realizadas também algumas confissões e batizados.
A Romaria é realizada pela Paroquia Bom Jesus e São Benedito com o apoio do Governo Municipal de Curaçá.

Ascom/PMC

Estudantes se preparam para segundo Enem do ano

0
Estudantes chegam para o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro(UERJ).

Estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, aplicadas em janeiro e fevereiro deste ano, e ainda não conseguiram uma vaga no ensino superior, preparam-se para fazer o segundo Enem do ano. A menos de um mês para as provas do Enem 2021, marcadas para os dias 21 e 28 de novembro, eles contam que, apesar da ansiedade, sentem-se um pouco mais preparados para o exame.

O caminho não está sendo fácil. É a primeira vez que o exame é aplicado duas vezes no mesmo ano, por causa da pandemia da covid-19. Será também o segundo Enem de Kailane Kelly da Silva Brito, 18 anos de idade, valendo uma vaga no ensino superior. Antes disso, a estudante participou apenas como treineira, sem o diploma do ensino médio, para testar os conhecimentos.

“Na edição do ano passado, eu não obtive o resultado que eu esperava. Eu até conseguiria entrar em outros cursos, mas que não eram do meu interesse”, disse. A estudante ainda não definiu o curso que pretende cursar, mas busca uma nota alta suficiente para ter opções.

“Tem sido bem complicado. O meu problema, em toda minha preparação, é a questão de ser muito ansiosa. Isso me atrapalha no momento da prova”, disse, acrescentando que “no Enem 2020, eu acredito que fui com uma base de conteúdo boa, mas minha ansiedade me atrapalhou muito. Meu psicológico atrapalhou”.

A estudante de Cocal dos Alves (PI) buscou, então, tratamentos que a ajudasse a lidar com a ansiedade e acredita que está mais preparada este ano. “O Enem virou, para mim, uma grande oportunidade de mudar as coisas, mudar minha vida. É como eu posso ter a possibilidade de mudar as coisas também para minha família. Virou algo muito além da prova”.

O fato de já conhecer como é a prova é uma vantagem, segundo o técnico em informática Franklyn Pinheiro, 29 anos de idade, do Rio de Janeiro. No Enem 2020, ele participou da primeira aplicação no formato digital. Ele tinha muitas dúvidas e se surpreendeu, por exemplo, com o fato da prova de redação ser feita em papel. Ele havia se preparado para digitar o texto no computador.

“Estou tentando de novo para ver se consigo uma nota mais alta”, disse o estudante que, com o Enem, pretende cursar ciências da computação. Na reta final, ele usa a internet para estudar e para refazer provas de anos anteriores do Enem.

Pinheiro está inscrito novamente na modalidade digital. “A diferença do Enem no papel é que não precisa pintar as bolinhas [do cartão de respostas], ficou mais fácil. No digital, você apenas clica na resposta correta”.

Veteranos do Enem

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a porcentagem de estudantes que fazem o Enem mais de uma vez vem caindo ao longo dos anos.

Em 2014, do total de inscritos confirmados no Enem, 16% estavam fazendo o Enem pela primeira vez, o que significa que 84% já tinham feito a prova anteriormente. Em 2019, a porcentagem de novatos subiu para 47%, o que mostra que a porcentagem daqueles que estavam fazendo as provas pelo menos pela segunda vez caiu para 53%.

Os dados foram divulgados em outubro de 2019. Na época, o Inep explicou que os números mostram que está aumentando a participação de novatos. Um dos motivos, segundo a autarquia, é a mudança nas regras da isenção do pagamento da inscrição, que ocorreu em 2017. Desde 2018, os participantes precisam justificar a ausência na edição anterior para estarem aptos a pedir uma nova isenção. Aqueles que não têm a justificativa aceita, precisam pagar a taxa, que atualmente é R$ 85.

Excepcionalmente em 2021, por causa da pandemia da covid-19, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a necessidade de justificativa. O STF entendeu que a exigência de comprovação documental para os ausentes viola diversos preceitos fundamentais, entre eles o do acesso à educação e o de erradicação da pobreza. Além disso, a obrigação imposta pelo edital penaliza os estudantes que fizeram a “difícil escolha” de faltar às provas para atender às recomendações das autoridades sanitárias de evitar aglomerações.

O exame de 2020, realizado em meio à pandemia, registrou abstenção recorde de participantes. Mais da metade dos inscritos não compareceu a nenhum dia de prova. Já o Enem de 2021 teve queda no número total de inscritos em relação a exames anteriores. De acordo com o Inep, são mais de 3 milhões de inscritos confirmados. Em 2020, foram 5,8 milhões de inscritos.

Foco no Enem

No começo deste ano, Suelen Carvalho, de 23 anos de idade, foi uma das primeiras a chegar à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), local em que fez o Enem 2020, para evitar aglomerações no transporte público e se proteger da covid-19. A estudante disse na época à Agência Brasil que, apesar de considerar arriscado, foi fazer a prova porque temia não conseguir isenção novamente na edição de 2021.

“A prova para mim representa uma oportunidade”, disse a estudante do Rio de Janeiro. Suelen disse que conseguiu se preparar ao longo do ano melhor do que conseguiu em 2020. Ainda assim, foram muitas as dificuldades. Ela precisou conciliar trabalho e estudo. Ela entra no trabalho às 8h, e só quando sai começa a estudar para as provas. As aulas vão até as 22h. Mas só depois desse horário, ela disse que consegue fazer exercícios para fixar o conteúdo.

A estudante quer cursar medicina. “Eu estou focando em passar, porque eu sei que só vou ter uma realidade diferente através da educação. A minha sociedade, o país em que eu vivo, e o meu lugar como mulher negra e favelada, e eu quero muito uma realidade diferente disso. Eu quero ter conhecimento, ocupar outros lugares e quero abrir caminhos para mulheres como eu terem acesso à universidade”, disse.

Sonho realizado

Em 2021, Sergio Manoel Passos Cardoso, 18 anos de idade, pode descansar dos estudos. Ele não vai fazer o segundo Enem do ano, pois conquistou uma vaga em odontologia na Universidade Estadual do Piauí Parnaíba (Uespi), pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O ex-estudante da Escola Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves (PI), conversou com a Agência Brasil no início do ano, antes de prestar o Enem 2020.

Na época, disse que estava tendo aulas pelo WhatsApp e com uma série de dificuldades nos estudos.

O sonho de ingressar no ensino superior não era apenas dele, mas também do pai, que faleceu este ano, vítima de câncer. “Passei por um ano bastante conturbado, com a morte do meu pai, e ele sempre quis me ver passando em uma universidade, principalmente em odontologia. E consegui fazer com que ele visse isso acontecendo”, disse o estudante.

As aulas do primeiro período da Uespi começam no próximo dia 9. Aos demais estudantes, ele deixa uma mensagem de esperança: “Buscar sempre se manter focado, e pensar que apesar das dificuldades, tudo é possível”.

Agência Brasil

Brasil assina compromisso global pela redução de emissão de gás metano em 30%

0

Um grupo de 103 países se juntou em um esforço liderado pelos Estados Unidos e pela União Europeia (UE) para reduzir as emissões do potente gás de efeito estufa metano em 30% até 2030. O Brasil está entre os signatários do Compromisso Global de Metano”, conforme antecipou o analista de assuntos internacionais da CNN Lourival Sant’Anna na manhã desta terça-feira (02).

O pacto visa combater uma das principais causas das mudanças climáticas, disse um alto funcionário do governo de Joe Biden. A parceria entre as nações será lançada formalmente ainda nesta terça-feira (02). O metano é o principal gás de efeito estufa depois do dióxido de carbono.

O metano tem um potencial de retenção de calor maior do que o CO2, mas se decompõe na atmosfera mais rapidamente – o que significa que a redução das emissões de metano pode ter um impacto rápido no controle do aquecimento global.

O Global Methane Pledge, que foi anunciado pela primeira vez em setembro, agora inclui metade dos 30 principais emissores de metano, responsáveis ​​por dois terços da economia global, de acordo com o funcionário do governo Biden.

Brasil é um dos maiores emissores

O Brasil é um dos cinco maiores emissores mundiais de metano. China, Rússia e Índia, que também estão entre os cinco maiores emissores de metano, não assinaram o compromisso. Estes países foram todos incluídos em uma lista identificada como “alvos” para aderir ao compromisso.

Desde que foi anunciado pela primeira vez em setembro, os Estados Unidos e a União Europeia trabalharam para fazer com que os maiores emissores de metano do mundo aderissem à parceria.

Da Redação PNB, com informações da CNN Brasil 

Covid-19: confira programação de vacinação, em Juazeiro, para esta quarta-feira (3)

0

A Secretaria de Saúde (Sesau) realiza nesta quarta-feira (3) a vacinação contra a Covid-19, em pessoas com 18 anos ou mais e aplicação de segunda dose.

O município aguarda o recebimento de nova remessa para dar continuidade à vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos e dose de reforço (3ª dose).

Repescagem – 18 anos ou mais 

A vacinação deste público será nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Maringá, Alto da Maravilha, Itaberaba e Dom Thomaz. O horário é das 8h às 11h30. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.

Segunda dose 

A vacinação da segunda dose com CoronaVac e Oxford/AstraZeneca será na Univasf a partir das 8h até o encerramento das doses. O município dispõe no estoque de poucas doses destes dois fabricantes para aplicação da segunda dose.

Já a aplicação da segunda dose da Pfizer será nas UBSs Tabuleiro e Jardim Flórida, das 8h às 11h30; UBSs CSU, Vila Jacaré e na Uneb, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h; e no Juá Garden Shopping das 10h às 16h. Por orientação do Ministério da Saúde, o prazo para a aplicação da segunda dose da vacina Pfizer foi reduzido para 8 semanas (56 dias). Portanto, quem tomou a primeira dose da Pfizer até 8 de setembro já pode buscar um  dos pontos para tomar a segunda dose com este imunizante.

É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS, cartão de vacina e comprovante de residência.

 

Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ

Juazeiro confirma 02 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas; taxa de ocupação é de 75%

0

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), registrou 02 novos casos da Covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde desta terça-feira (2). Sem registro de óbito nesta terça, a cidade contabiliza 380 mortes em decorrência do novo coronavírus.

O levantamento aponta que o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 52%, com 59 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, a ocupação dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 é de 75%, com 5 leitos disponíveis.

Casos

Desde o início da pandemia, 18.666 moradores foram infectados, dos quais 18.057 já estão recuperados. Os casos descartados somam 33.475 O município tem 229 casos ativos do novo coronavírus.

Testes

Foram realizados desde o início da pandemia 39.071 testes rápidos pela prefeitura e 3.713 pelo Lacen, em Salvador.

Ascom Sesau