Em resposta às mães do distrito de Itamotinga, Secretaria de Educação de Juazeiro diz que Colégio Iracy Nunes “está incluso no cronograma de reformas”

0

Após reclamações de mães de Itamotinga, distrito de Juazeiro, sobre comprometimento da estrutura do Colégio Municipal Iracy Nunes Silva, situado na comunidade, e a incerteza quanto ao início das aulas, a Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), em resposta ao PNB, esclareceu que a instituição de ensino “já está inclusa no cronograma de reformas escolares e seu processo de licitação já está sendo finalizado”. O órgão disse ainda que “está buscando alternativas para promover o retorno híbrido em um novo prédio”.

Confira nota na íntegra:

A Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) esclarece que a Escola Municipal Professora Iracy Nunes da Silva, localizada no distrito de Itamotinga, já está inclusa no cronograma de reformas escolares e seu processo de licitação já está sendo finalizado. Com um investimento de mais de R$2 milhões, o início das obras está previsto para o mês de março. Considerando a realização do serviço nesta unidade de ensino, a Seduc destaca que está buscando alternativas para promover o retorno híbrido em um novo prédio, respeitando os protocolos sanitários de segurança contra a Covid-19, assim como já acontece nas escolas da sede do município, sem prejuízos ao aprendizado dos alunos, garantindo educação de qualidade, prioridade para a gestão municipal (Ascom/Seduc)

Reclamação

Segundo Gleica Taratá, que tem dois filhos matriculados na unidade escolar, sendo um de 6 anos e outro de 8 anos, ainda é incerto o início do ano letivo na escola do distrito.

O colégio Iracy Nunes não tem condições de receber os alunos. Nossas crianças e nós, mães, estamos preocupadas sem saber como vai ser o retorno das aulas. O teto da escola está comprometido, os próprios engenheiros da prefeitura já vieram e detectaram isso. Mas, segundo informações da escola, é pra ter aula!  Muitas escolas já vão funcionar a todo vapor, e nós aqui vamos ter que continuar com as aulas online? Que de uma certa forma afeta a aprendizagem de nossas crianças, ou vão colocar as crianças dentro da escola na situação que está?“, questiona Taratá.

Leila Rodrigues, que também tem criança matriculada na instituição de ensino, relata que até a direção não sabe informar aos pais como serão as aulas. “Essa é nossa revolta com a Prefeitura de Juazeiro, o total abandono com Itamotinga. Sabemos apenas que a escola se encontra em estado crítico na sua estrutura, com risco de desabamento. Os pais de Itamotinga precisam de um pronunciamento da prefeita e da secretária de educação,  pois não podemos deixar nossos filhos sem aula presencial mais um ano.”, declara.

Elas ainda questionam: “foram dois anos com a escola fechada, em outras escolas vizinhas foram feitas reformas, e por quê na nossa não?”. Segundo as mães, “a escola fez uma reunião com os pais e a proposta era que eles iriam alugar prédios e casas aqui no distrito para fazer de salas de aula, mas aqui não tem estrutura nenhuma pra isso, não tem cabimento! Eu votei na prefeita esperando uma mudança, mas vejo que o olhar dela para Itamotinga será o mesmo que os outros que antecederam ela”, criticou a mãe.

Redação PNB

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome