Nesta quarta-feira (16), a leitora Aíla Costa, moradora do distrito de Itamotinga, Juazeiro, Norte da Bahia, entrou em contato com a nossa redação para alertar a população sobre a instalação da empresa Santa Rita Rochas Ornamentais LTDA, na comunidade para exploração de mármore no Serrote Dois Irmãos.
A moradora chama atenção para um possível crime ambiental que ameaça a fauna e a flora do serrote. Segundo ela, a empresa privada iniciou a exploração de mármore no cartão postal da comunidade, e inclusive, na última sexta-feira (11), os moradores já ouviram uma explosão no local.
“Nossa comunidade está sendo invadida por uma empresa de exploração de mármore. Não sabemos quando eles descobriram que havia mármore no Serrote, e estão simplesmente querendo explorar e acabar com o cartão postal de Itamotinga. E não só isso, eles estão destruindo um pedaço da cultura da comunidade. Já houve uma explosão, essa no dia 11-02-2022.”, explica Costa.
Além disso, a moradora alerta para os impactos ambientais e culturais.
“O Serrote Dois Irmãos é símbolo da comunidade, ele está presente na vida de todos, cristãos, evangélicos, artistas, jovens e adultos. Lá acontece a comemoração do Dia de Ressurreição, pagamento de promessas, e não só isso, a exploração dele destruirá a vida de animais nativos, perda de plantas do nosso serrote, e as explosões causadas podem afetar a comunidade com tremores de terras. Dizem estudiosos da comunidade que a destruição do nosso patrimônio, pode aumentar a quantidade de ventos na cidade e ainda não sabemos quais os outros estragos. Ajudem-nos a dizer NÃO A EXPLORAÇÃO DO SERROTE DOIS IRMÃOS!”, reforçou Costa, filha de Itamotinga.
O PNB entrou em contato a assessoria da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), e o órgão informou que após nosso contato iria enviar uma equipe até a comunidade, ainda nesta quarta-feira (16).
“A gestão municipal informa que encaminhou uma equipe ao local, na manhã desta quarta-feira (16), para verificar a demanda e fazer um levantamento e diagnóstico do trabalho realizado no local. Qualquer situação semelhante ou outros tipos de demandas relacionadas à questão do ordenamento urbano e meio ambiente, a população pode acionar a Semaurb, através dos números 3612-3581 (ligação e WhatsApp) e 3612-3585.”
No entanto, a Seamaurb não informou se autorizou a instalação da Santa Rita Rochas Ornamentais LTDA na comunidade para exploração do mármore e, solicitada por nossa equipe, também não apresentou um estudo de impactos ambientais da área.
Nós tivemos acesso a um documento de “Licenciamento Ambiental Mina Itamotinga”, com timbre da Prefeitura de Juazeiro, expedido em novembro de 2011 e com validade até novembro de 2022.
O PNB entrou entrou em contato com a assessoria do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e aguarda uma resposta. Estamos tentando contato com a empresa Santa Rita Rochas Ornamentais LTDA, situada na Fazenda Pedra Branca, em Itamotinga.
Redação PNB
Trata se grilagem e exploracao ilegal , onde a semaurb forneceu licença sem autorizaçãoi do verdadeiro proprietario.