Por volta das 11h30 da manhã desta sexta-feira (18), a equipe do PNB flagrou uma situação intrigante na Rua Antônio Pedro, centro de Juazeiro, onde fica localizada a Escola Adventista.
No horário de saída dos alunos, quando o tráfego é intenso na via, gerando constantes engarrafamentos, a instituição de ensino particular, colocou uma placa na esquina, indicando que os motoristas deveriam desviar da rua, pegando outra rota central da cidade. Dois funcionários da escola também estavam no local, orientando os motoristas a fazerem o desvio.
Ouvidos pelo PNB, alguns condutores reclamaram da ação da escola e questionaram “a rua foi terceirizada?”
“Como assim? A escola privada agora manda no espaço público e determina até o trânsito da cidade? Quem deu autorização? Se esta moda pega, hein? se outras escolas e empresas do centro resolvem fazer o mesmo? Este trecho da rua nos horários de entrada e saída dos alunos é um caos, mas a solução não é esta não”, reclamou o condutor.
Impaciente, o motorista Augusto Pereira protestou: “Eu preciso ir num estabelecimento comercial que fica após a escola e aí? Terei que dá uma volta toda pela rua da 28, e como entro na Antônio Pedro que é contra mão no sentido contrário, vindo pela Adolfo Viana? Que absurdo é esse? Compraram a rua na mão de quem?”, questionou.
Um morador também reclamou: “A escola cresceu e a rua já não comporta. Virou um caos, é engarrafamento, barulho intenso de buzinas, colocam nas portas dos vizinhos. Uma bagunça que tem que ser organizada, porque nós moradores é que sofremos os transtornos”, avaliou.
Nós pedimos esclarecimentos a CSTT, órgão municipal que regulamenta o trânsito de Juazeiro. A Companhia informou que não autorizou a colocação da placa indicando o desvio, e lembrou que “qualquer intervenção em via pública deve ser autorizada por órgão competente da Prefeitura de Juazeiro”.
O órgão informou ainda que “irá encaminhar uma equipe ao local para averiguar a situação junto à instituição de ensino, para orientá-la em busca de uma solução para a demanda e evitar maiores transtornos”
Veja nota na íntegra:
A CSTT informa que irá encaminhar uma equipe ao local para averiguar a situação junto à instituição de ensino, para orientá-la em busca de uma solução para a demanda e evitar maiores transtornos. Inclusive, a fiscalização foi reforçada nas ruas próximas as escolas com o intuito de melhorar o fluxo em horários de grande movimentação. Lembrando que qualquer intervenção em via pública deve ser autorizada por órgão competente da Prefeitura de Juazeiro – o que não é o caso ocorrido na rua Antônio Pedro, Centro.
A CSTT esclarece ainda que durante o mês de fevereiro – início das aulas – tem realizado a Campanha Volta às aulas em instituições de ensino privadas e públicas, dando orientações em prol de um trânsito mais seguro para pais e alunos.
Em caso de ocorrências desse tipo, a população pode acionar o setor de trânsito ligando para o número (74) 9 9803-2054,Plantão de Trânsito (Ascom PMJ)
Redação PNB



