“Vai esperar ainda mais?”: após sofrer picada de escorpião, criança de 6 anos é internada no São Lucas, em Juazeiro, e aguarda 4 dias por um neurologista; Sesau responde

0

A vizinha de uma criança de 6 anos, moradora do Projeto Curaçá, em Juazeiro, entrou em contato com nossa redação neste sábado (5), para relatar a situação do garoto que está internado no Hospital São Lucas, instituição contratada pela Secretaria Municipal de Saúde para prestar serviços pediátricos.

De acordo com ela, na última terça-feira (1), o garoto foi picado, possivelmente por um escorpião, e logo após começou a apresentar convulsões. Ele não tinha nenhum problema de saúde, de acordo com a vizinha e amiga da mãe da criança, que vamos preservar as identidades.

Coincidentemente, o fato aconteceu três horas depois da criança ser imunizada contra a Covid-19, segundo contou a vizinha da criança.

“Depois de umas 3 horas que tomou a vacina, aconteceu uma fatalidade e ele levou uma picada, que a mãe acredita ter sido de um escorpião. Ele começou a convulsionar, foi levado para o hospital, e até hoje não parou de convulsionar.
Foram feitos vários exames e não descobrem o que realmente aconteceu”, relatou.

Segundo ela, a criança precisa ser consultada por um neurologista, mas até o momento não houve o atendimento com o especialista no São Lucas. O garoto aguarda por uma regulação para ser transferido para outra unidade hospital que tenha um profissional em neurologia.

“Agora ele está esperando ser regulado para o IMIP para passar por um neurologista, que até o momento nunca  apareceu nenhum no São Lucas. A mãe está desesperada no hospital, sem saber o que fazer. São pessoas carentes, que precisam muito deste atendimento. A criança está sendo sedada direto, quando passa o efeito da sedação, ele convulsiona. Precisa da regulação o mais rápido possível, porque o quadro da criança só tem piorado. Ele precisa de um neurologista, com urgência. Acreditamos que essa regulação não saia este fim de semana. Agora eu pergunto, e essa criança, tantos dias dando convulsão, vai esperar ainda mais? Vai esperar para próxima semana para passar por um especialista?”, questionou a moradora preocupada com o estado de saúde da criança.

Nós procuramos a Secretaria de Saúde de Juazeiro e o órgão informou que ” a criança internada na Unidade Pediátrica (Uped), apresentou quadros convulsivos esporádicos, sem presença de febre e foi submetida a exames de sangue e de imagem. A Uped está dando toda a assistência e a inseriu, desde o dia de entrada, no sistema de regulação para um hospital de referência, mas até o momento a Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL), a qual compete ao estado, ainda não autorizou a regulação”.

A Sesau ressaltou também que “a direção médica da Uped reforça que, até o momento, não há associação entre o quadro apresentado pela criança e a vacina”, e que “o paciente será encaminhado para avaliação com neurologista”.

Estamos também encaminhando a demanda para a CRIL- Central de Regulação Interestadual de Leitos.

Redação PNB 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome