Um grupo formado, na sua maioria por mães de Juazeiro e Petrolina, em contato com o Portal Preto No Branco, denunciou um suposto golpe aplicado pela fotógrafa Hannah Lima, que, através das redes sociais divulga o serviço especializado de books fotográficos de grávidas, recém nascidos e bebês.
A fotógrafa, com sede em Petrolina, é especializada em novas tendências de álbuns fotográficos, como o “Newborn”, um ensaio de bebês recém-nascidos com até 20 dias de vida, em diversas poses, e o Smash, uma série especial, onde a criança aparece em um cenário que pode ser composto de bolos e frutas, por exemplo.
As mulheres relatam que contrataram os serviços de Hannah Lima e ela não entregou o material, que já pago, tinha um valor afetivo para as famílias, que desejavam ter o registro de momentos importantes de suas vidas, como os meses de gestação, o desenvolvimento de seus filhos e até o primeiro aniversário das crianças.
“Meu filho vai fazer 2 anos. Ela nunca me entregou o Newborn. Fiz o Smash e em seguida o registro do aniversário de 1 aninho, e ela não me entregou as fotografias. Foi um prejuízo total de 3.500,00. É uma frustração muito grande, e ela só me dava desculpas. Um sentimento de impotência!”, revelou uma mãe.
“Eu fechei um pacote de gestação, newborn, acompanhamento e aniversário. Minhas filhas fizeram um ano agora em março, e eu nunca recebi as fotos nem da gravidez. Fiz o acompanhamento até o terceiro mês e nem foi certinho como deveria, nunca nem tive a oportunidade de escolher as fotos do newborn e nem do acompanhamento”, contou outra mãe.
“Tenho 3 álbuns pagos e não recebi nem as fotos para escolher ainda. Minha filha já vai fazer 4 anos, eu paguei todos à vista”, relatou outra.
E os relatos não param por aí. Mais de 20 membros participam do grupo de WhatsApp, intitulado “Enganadas por Hannah”, onde as supostas vítimas contam suas histórias de prejuízos, frustração e revolta.
“O alvo dela são gestantes, logo tudo é mais frágil e delicado. Estou com um prejuízo de mais de 5.000,00. Tive que pagar outro fotógrafo pra registrar o aniversário das minhas filhas por falta de profissionalismo dela”, disse uma mãe.
“Eu também sou vítima. Ela me deve 3 álbuns e todas as fotos da minha gestação e newborn, acompanhamento anual e aniversário de 1 ano. Isso foi entre os anos de 2018 e 2019. Absurdo demais. Prejuízo material não paga o sentimental”, desabafou outra mulher.
“Os fotógrafos que fizeram o ensaio da minha segunda gestação disseram que estão cansados e atender mães que foram lesadas por ela, que pagaram pelos ensaios e ela nem realizou. Inclusive, vários newborns, em que ela marcou com a mãe, que fez cabelo, maquiagem e ela não apareceu na hora marcada para a sessão de fotos. É muito triste, porque não estamos falando de 3 ou 4 mães, são centenas que foram vítimas nesses anos em que ela trabalha em Petrolina”, contou outra integrante do grupo.
“Sem falar no investimento que a gente faz com roupas para nós, para os pais, tudo combinando com os looks, roupas para nossas filhas, a gente investiu em um trabalho que iria eternizar um momento tão especial e só veio a frustração”, relatou outra mãe.
Elas contam que existem vítimas que contrataram os serviços há poucos meses, mas há relatos antigos. Uma mãe contou que foi vítima da fotógrafa em 2016.
“Muito triste, infelizmente. Eu espero minhas fotos que ela tirou em 2016 e 2017. Tem pessoas com meses e outras de até 5 anos. Algumas já entraram com ação judicial, mas a intenção principal, acredito, é receber o material ou o reembolso. Também queremos divulgar esse golpe para que outras mães não caiam no prejuízo e na frustração de não terem registros tão importantes, pois tem muitas outras mães espalhadas por aí”.
“Tenho pendente um álbum que as fotos foram tiradas em 2018 e as prévias recebidas em 2019. Sendo que na metade de 2021, após abordá-la pessoalmente na porta de casa, fiz o favor de reenviar as mídias pra que ela finalmente tomasse uma atitude e me entregasse. Já fiz outros 2 álbuns com ela e recebi ambos em 2018. Só resta esse que é do registro de 1 ano da minha filha. Todos os 3 pagos antecipadamente e à vista. Me compadeço de muita mãe que têm vários álbuns pendentes e nunca sequer viram suas prévias”, contou outra contratante ao PNB.
“A situação toda é traumatizante. Eu mesma confesso que fico envergonhada e me sinto lesada de todas as formas possíveis. Sonhei tanto, e não tenho nenhuma foto do aniversário de 1 ano do meu filho, nem da festa linda de aniversário que fiz para ele. Investi na festa dos nossos sonhos, confiei nela, e hoje não tenho nenhum registro do momento. Não fiz o vídeo, para fazer as fotos com ela”, confessou outra mulher.
Ainda de acordo com as mães, a fotógrafa costuma bloquear os contatos das contratantes, quando elas começam a cobrar a entrega do material. Elas também afirmam que era costume, criar desculpas para o atraso do serviço.
“Ela bloqueia todas as mães que têm reclamações, aquelas que cobram a entrega do material, e oculta qualquer informação sobre prazos ou qualquer outra coisa que queiramos saber”, contou um membro do “Enganadas por Hannah”.
“Da última vez que nos falamos foi porque fiquei de plantão na porta da casa dela e ainda questionei sobre os bloqueios. Como sempre só desculpas esfarrapadas. Ameacei de expor ela, me respondeu ligeiro demais, prometeu que faria as fotos no dia 22 de fevereiro. No dia 21 mandou mensagem falando que estava em Salvador, que tinha perdido o voo, e que quando soubesse quando conseguiria uma passagem falaria comigo. Nunca que falou. Esses dias mandei mensagem, respondeu que estava em São Paulo e que chegava no domingo, e sumiu”, contou a denunciante.
“É cada lorota, tanta criatividade pra mentir, que ela chega a ser maquiavélica. Não aceitamos mais mentiras, queremos uma solução”, pediu uma contratante dos serviços da fotógrafa.
Elas temem que Hannah Lima se mude da região, deixando para trás prejuízos e a impunidade de ter lesado pessoas.
“Estamos tentando encontrá-la e com receio de que vá embora da cidade, uma vez que está vendendo as coisas da casa dela. Como ela está vendendo alguns móveis, acreditamos que ela se mude da cidade”, alertou outra suposta vítima.
As mulheres dizem que resolveram contar suas histórias, também como forma de alerta.
“É muito importante a gente fazer com que nossas histórias alcancem pessoas que não sabem quem ela realmente é, por mais que outras tenham recebido seus materiais precisamos fazer ela parar de frustrar sonhos. As mães aqui presentes já foram totalmente frustradas, e nada será o suficiente para reverter isso. Então, se podemos evitar que outra futuras mães passem por isso, vamos fazer”, alertou a mulher que se diz lesada.
Segundo elas, Hannah Lima já responde outras ações na justiça, em outras cidades, pelo mesmo motivo.
No perfil do instagram da fotógrafa estão publicados ensaios fotográficos de personalidades de Juazeiro e Petrolina.
“Ela seleciona quem irá trazer bons frutos para ela, pessoas famosas que darão credibilidade ao seu trabalho. Prefeitos, socialites, pessoas influentes. Com estas pessoas ela cumpre tudo certinho, mas, contando com a impunidade, lesa outras tantas pessoas, sem o menor pudor”, lamentou uma mãe que disse já ter buscado a justiça para o caso.
Nós deixamos mensagens para a fotógrafa, mas até o momento, não obtivemos retorno.
Redação PNB
Sou vítima dessa mulher também paguei ensaio newborn, fotos excedente e também fotolivro nada recebi até hoje mais de R$ 3.000,00. A mesma das poucas vezes que me respondeu foi com grosseria e agora me bloqueou em tudo.
Tem que denunciar mesmo!!!
Que isso sirva de lição para os profissionais da área que não cumprem com suas obrigações. Afinal, no mundo profissional não há espaço para amadores e irresponsáveis. Somente os bons permanecem no mercado.