Prefeitura de Juazeiro responde a leitora que reclamou do bloqueio de desvios, com a construção do calçadão da Travessa Ribeiro e sugere “outras vias da cidade para evitar engarrafamentos”

0

Após a reclamação de uma leitora do PNB sobre bloqueios de algumas vias, em decorrência da construção do calçadão da Travessa Ribeiro, no centro de Juazeiro, a Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (Sedur), procurada pelo PNB, se manifestou através de nota.

De acordo com a leitora, as vias serviam de “rotas de fuga” em momentos de engarrafamentos, que são constantes nas ruas próximas ao futuro calçadão.

O órgão disse que, “está implantando piso intertravado na tradicional Travessa Ribeiro para transformar os trechos, que ainda não possuem o tipo de pavimento, em calçadão.”

Conforme a nota, “a intervenção, ainda em fase de construção, e contará com acessibilidade – através de piso táctil para deficientes visuais e pessoas com baixa visão, faixas de pedestres elevadas e rampas para pessoas com mobilidade reduzida.”

A nota finaliza afirmando que “o serviço atende às necessidades dos lojistas, vendedores, da população que transita pelo local, melhora a segurança e promove conforto para os pedestres, e sugere aos motoristas que trafegam por aquela região central da cidade, que “para ter acesso à Avenida Adolfo Viana, os condutores de veículos poderão evitar eventuais engarrafamentos na Rua Antônio Pedro optando por trafegar por outras vias do centro da cidade.”

Reclamação da leitora

Nesta segunda-feira (04), uma leitora que entrou em contato com o Portal Preto no Branco para reclamar que os motoristas estão ficando sem opções para desviar dos engarrafamentos que acontecem em ruas próximas a Travessa Ribeiro, no centro de Juazeiro, Norte da Bahia.

O transtorno se deve a colocação do piso intertravado e os trechos, que ainda não possuem o tipo de pavimentação,  que serão transformados em um calçadão. A mudança causada devido a obra já está causando transtornos para os condutores que circulam diariamente pelo local.

“Juazeiro-BA, a única cidade que só terá “ruas”. Não teremos mais travessas e becos como ‘rota de fuga’. Não temos mais rota de fuga, por exemplo, no horário de entrada e saída de alunos da escola Adventista, onde o trânsito na Rua Antônio Pedro, fica completamente engarrafado. Também não poderemos mais desviar dos engarrafamentos  que se formam por conta do ponto das vans de Curaçá, que ficam na Praça do Índio. Um horror”, reclamou a condutora.

Engarrafamentos

Reclamações sobre engarrafamentos nos horários de pico na região central de Juazeiro são constantes. Em fevereiro deste ano, condutores entraram em contato com o PNB para reclamar de uma situação que acontece na  Rua Antônio Pedro, onde fica localizada a Escola Adventista.

No horário de saída dos alunos, quando o tráfego é intenso na via, pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes param seus veículos na via, gerando constantes engarrafamentos. Para tentar fugir do problema, muitos motoristas acabam desviando da rua, pegando outras vias centrais da cidade.

Impaciente, o motorista Augusto Pereira protestou: “Eu preciso ir num estabelecimento comercial que fica após a escola e aí? Terei que dá uma volta toda pela rua da 28, e como entro na Antônio Pedro que é contra mão no sentido contrário, vindo pela Adolfo Viana? Que absurdo é esse? Compraram a rua na mão de quem?”, questionou.

Um morador também reclamou: “A escola cresceu e a rua já não comporta. Virou um caos, é engarrafamento, barulho intenso de buzinas, colocam nas portas dos vizinhos. Uma bagunça que tem que ser organizada, porque nós moradores é que sofremos os transtornos”, avaliou.

Na ocasião, a CSTT, órgão municipal que regulamenta o trânsito de Juazeiro informou que “a fiscalização foi reforçada nas ruas próximas as escolas com o intuito de melhorar o fluxo em horários de grande movimentação”.

 

Da Redação PNB

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome