“Onde esses pacientes vão ficar?”: mudança de endereço da casa de apoio do TFD, em Salvador, preocupa pacientes; Sesau responde

0

Por conta de mais uma mudança de endereço, o imóvel onde atualmente funciona casa do programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD) de Juazeiro, no Norte da Bahia, em Salvador, ficará fechada durante o próximo final de semana. A previsão é de que o serviço passe a funcionar no novo endereço a partir da próxima segunda-feira (10).

A suspensão do serviço durante o sábado (08) e o domingo (09) está preocupando alguns pacientes que fazem parte do programa. Em contato com o Portal Preto no Branco, eles cobraram respostas à Secretaria de Saúde do município.

“Fomos informados que, no próximo final de semana, a casa do TFD em Salvador vai ficar fechada, porque vai acontecer uma mudança de imóvel. A previsão é que na segunda-feira (10), o serviço já esteja funcionando na nova casa. Mas a nossa preocupação é em relação aos atendimentos feitos no sábado, pois têm clínicas especializadas em Salvador que funcionam no sábado. Tem paciente  com tratamento agendado neste dia. Além disso, também tem pacientes que precisam chegar à Salvador no domingo, porque tem consulta na manhã segunda-feira e são oito horas de viagem. Então, onde esses pacientes vão ficar? Humanização zero”, reclamou uma paciente.

Outra paciente do programa questionou “Não seria o caso de manter o espaço enquanto se faz a mudança? Com planejamento, não haveria transtornos. Tememos que a previsão de aprontar a casa na segunda-feira não aconteça e aí muitos pacientes ficariam prejudicados nos seus tratamentos ou até na rua mesmo”, antecipou-se a usuária.

O PNB encaminhou a reclamação para a Secretaria de Saúde. Em resposta, o órgão informou que “a casa do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) de Juazeiro em Salvador realiza o suporte aos pacientes que necessitam do serviço sempre da melhor forma como se propõe a fazer. A mudança de endereço no final de semana foi, justamente, buscando não afetar a rotina da casa do TFD. Os dois pacientes que têm atendimento no sábado já foram comunicados e informaram que já não necessitariam usar a casa de apoio. Quanto aos pacientes que têm atendimento na segunda-feira, viajam no domingo, como comumente”.

 

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome