Em contato com o Portal Preto no Branco, a professora e moradora do Centenário, em Juazeiro, no Norte da Bahia, Márcia Guena, reclamou de uma queimada que aconteceu na noite de ontem (25) na praça que fica na entrada do bairro.
“Tem alguém queimando um entulho na Praça do Centenário, em Juazeiro-BA. O fogo ontem foi alto e a fumaça invadiu as casas. Queimaram ainda uma muda de árvore”, relatou a professora.
Outro morador do local, também fez contato com nossa redação para reclamar da queimada. De acordo com ele, a ação partiu de um artista plástico que também reside próximo a praça.
“Um segurança que trabalha nas proximidades da praça observou esta ação e nos contou que o autor da queimada foi um artista que está insatisfeito com a gestão municipal em relação as peças dele. Há meses que nós, moradores desta área, estamos insatisfeitos com as tantas peças deste artista espalhadas pela praça, como se o espaço fosse o quintal da casa dele. A praça é pública e está servindo como um depósito particular para as tais obras do artista. Ele expõe as peças em vários pontos, desordenadamente, e está muito feio. O pior é o risco delas estarem servindo de focos do mosquito da dengue, pois algumas acumulam água, e também de alguma criança se ferir, com os ferros das peças que ficam expostos. Já reivindicamos a retirada destas peças da praça, mas os moradores não são ouvidos e não têm vez nesta gestão”, criticou o morador que pediu para não ser identificado.
Nós encaminhamos a reclamação dos moradores para a Secretária de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), e o órgão garantiu que “enviará uma equipe ao local para tentar identificar o possível autor do dano ambiental e poluição para tomar as providências cabíveis. Quanto ao entulho, o Sistema de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) já foi informado e deverá recolher em breve o material acumulado no local”.
Redação PNB