Após reclamações sobre horário de atendimento, Hemoba-Juazeiro se manifesta e orienta sobre doações

0

Após reclamações dos usuários do Hemoba de Juazeiro, publicadas no PNB, sobre dificuldades enfrentadas para realizar as doações de sangue, o órgão ratificou o horário de atendimento, realizado de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, e na sexta-feira, das 8h às 12h. Durante a tarde, são atendidos os pacientes do ambulatório de hematologia, informou.

Nossa redação publicou matérias com a insatisfação dos doadores e familiares de pacientes que necessitam de sangue quanto ao horário de atendimento para a coleta do material. Para eles, o horário estabelecido dificulta a doação.

“Dois amigos da família tentaram fazer a doação ontem, terça, mas não conseguiram. Um deles esteve por duas vezes no HEMOBA, mas disseram que o horário já tinha encerrado. Porém, ele chegou ao centro por volta das 16h, e lá na unidade tem um informativo dizendo que entre as segundas e quintas, o atendimento segue até às 17h. Faltava uma hora para encerrar o atendimento, o local estava vazio, mas mesmo assim, preferiram perder as doações. Estamos todos revoltados com essa situação, pois nos mobilizamos, fazemos toda uma campanha para pedir doações e quando conseguimos voluntários, eles botam para voltar “, reclamou uma familiar de paciente, que preferiu não ser identificada.

No dia 26 de abril, a dona de casa Hormesinda de Queiroz relatou que sua filha já tinha ido por duas vezes ao hemocentro para tentar fazer doação de sangue, mas não foi atendida.

“Na sexta-feira, 22 de abril, minha filha compareceu ao HEMOBA para fazer uma doação voluntária. Não doou em virtude da limitação de fichas, sendo que nunca houve fichas. Ontem, 25 de abril, retornou à unidade e não foi atendida, novamente, por conta que a funcionária estava de atestado. Ressalta-se que, a mesma é doadora assídua. Eu achei um absurdo!”, reclama Hormesinda.

Em nota enviada ao PNB, o órgão informou que na segunda-feira, 25 “o médico responsável pela triagem apresentou  atestado médico devido a uma emergência de saúde, não havendo tempo hábil para sua substituição, o que concentrou um grande número de doadores para atendimento no turno da tarde. Ao lamentar o ocorrido, reiteramos a importância da doação voluntária de sangue para suprir as demandas transfusionais da região e informamos que a Hemoba dispõe de uma ouvidoria própria para registro de solicitações, denúncias, elogios, bem como solicitar informações relativas à saúde. Para contato ligue 0800 284 0011 ou acesse o formulário digital disponível no site da instituição“.

Confira nota na íntegra

A Fundação Hemoba informa que o atendimento aos doadores de sangue e cadastro de medula óssea no Hemocentro Regional de Juazeiro acontece de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, e na sexta-feira, das 8h às 12h e, durante a tarde, são atendidos os pacientes do ambulatório de hematologia.

Com duas cadeiras de coleta e capacidade para 50 doadores por semana, sendo 30 pela manhã e 20 durante à tarde, a unidade atende os voluntários através de demanda espontânea, por ordem de chegada, e por agendamento com hora marcada. Para agendar a doação é preciso ligar para (74) 3611-7532 com pelo menos um dia de antecedência ou preencher o formulário disponível no site e aplicativo SAC Digital.

Esclarecemos ainda que a demanda de doadores na unidade é sazonal, com períodos de grande movimentação de grupos organizados (normalmente doações de reposição para pacientes específicos) e períodos de baixa procura que impactam diretamente nos estoques.

Na última segunda-feira (25), o médico responsável pela triagem dos doadores no turno da manhã apresentou atestado médico devido a uma emergência de saúde, não havendo tempo hábil para sua substituição, o que concentrou um grande número de doadores para atendimento no turno da tarde. Ao lamentar o ocorrido, reiteramos a importância da doação voluntária de sangue para suprir as demandas transfusionais da região e informamos que a Hemoba dispõe de uma ouvidoria própria para registro de solicitações, denúncias, elogios, bem como solicitar informações relativas à saúde. Para contato ligue 0800 284 0011 ou acesse o formulário digital disponível no site da instituição.

 

 

 

Redação PNB 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome