Após denuncia de morador, semaurb fiscaliza queimadas na orlinha do Country Clube, em Juazeiro, e adverte sobre invasão em APP

0

Após reclamação dos moradores do Country Clube sobre ocupação irregular de uma área da ‘orlinha’ do bairro e as constantes queimadas realizadas no local, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) realizou, nesta quinta-feira (05), uma fiscalização no local e notificou um morador.

Em nota enviada ao PNB, a Semaurb esclareceu “que enviou uma equipe ao local conhecido como orla do bairro Country Club e realizou uma inspeção, constatando queimada de pés de algaroba que já estavam caídos na área de proteção permanente (APP).

A fiscalização verificou também que uma parte da APP comum aos moradores estava cercada. Um morador foi advertido e notificado por ter cercado a área de APP. Ele afirmou que não foi o responsável pela queimada, mas sim terceiros, e que também estaria sendo prejudicado pela poluição provocada pela fumaça. O morador justificou que cercou a área de APP porque pessoas de fora do bairro estariam tentando invadir o espaço para construir moradias irregulares sem autorização.”

Ainda de acordo com a nota, a Semaurb “deu o prazo de 15 dias para o morador retirar a cerca. Caso ele descumpra, será autuado. A Secretaria também explica que a área atualmente está antropizada (só possui pés de algaroba, que não é uma espécie da região). Em breve a equipe retornará ao local para fazer o plantio de mudas de espécies nativas da caatinga.”

Reclamação dos moradores

Em contato com o portal Preto no Branco, moradores do Country reclamaram da ocupação irregular de uma área da ‘orlinha’ do bairro. De acordo com eles, queimadas vem sem realizadas no local.

“Estão devastando a beira do rio. Tem um rapaz que diz que é dono da área e está ocupando tudo. Inclusive, ele está realizando queimadas e destruindo árvores centenárias. É um absurdo, estamos todos indignados”, reclamou um dos moradores.

[new_royalslider id=”365″]

(Fotos arquivo pessoal)

Os moradores informaram ainda que já acionaram o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), mas até o momento nenhuma providência foi tomada.

“Eu mandei uma manifestação para o INEMA, mas até agora não enviaram nenhuma equipe. Queremos providências do Ministério Público também e de todos os órgãos competentes. Esse tipo de situação não pode acontecer”, acrescentou.

O PNB encaminhou a denúncia para a Semaurb- Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano e também para o INEMA.

Em nota, a Secretária de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) afirmou que encaminharia nos próximos dias “a equipe de fiscais de meio ambiente juntamente com a fiscalização de postura para verificar a situação, tentar identificar os possíveis causadores do dano e tomar as providências cabíveis.”

Redação PNB 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome