No dia 17 de janeiro, a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) informou a retirada dos parquinhos infantis da Orla II, em razão da elevação do nível do Rio São Francisco.
“A medida preventiva teve o como objetivo, preservar os equipamentos públicos”, informou a SESP, na época.
O órgão informou ainda que “assim que o nível do Velho Chico voltar a baixar, imediatamente faremos a colocação dos parques infantis no seu devido lugar”, pontuou o secretário Charles Leal.
No entanto, desde o final do mês de março que a vazão do Reservatório de Sobradinho foi reduzida para 1.500 m³/s, sem mais água no espaço do Parque Fluvial, e mesmo assim a SESP não fez a recolocação dos brinquedos, até o momento.
“Tiraram os brinquedos e não botaram de volta. O secretário informou que assim que a situação fosse normalizada, faria a reposição dos parquinhos, mas já tem quase dois meses e não recolocaram. O espaço está abandonado, feio, com aspecto de destruição, muito mal cuidado. Será que esqueceram? A equipe da SESP trabalha sem planejamento, sem organização? Se não é a comunidade e a imprensa pressionando, eles se passam. Um desleixo total com a cidade. Abandonaram a orla II”, criticou uma moradora do bairro Santo Antônio.
Ela chama atenção também para a escuridão no espaço de lazer, e cobra iluminação.
“Onde ficam os brinquedos está uma escuridão terrível. As pessoas fazem suas atividades físicas no breu. Quem procura o espaço de lazer para um passeio, ou para levar as crianças para brincar, ficam no breu. A escuridão gera insegurança e facilita a ação dos criminosos. Abandonaram a orla II de Juazeiro. Peço que façam a reposição da lâmpadas, pois este é o dever de vocês, e também dos parquinhos, antes que eles se deteriorem, e se jogue dinheiro público no lixo. Um cartão postal da cidade, totalmente abandonado”, reclamou a moradora.
Estamos encaminhando a reclamação para a Secretaria de Serviços Públicos (SESP).
Redação PNB