Militante, feminisita, empoderada, protagonista: a socióloga Janja se casa hoje (18) com o ex-presidente Lula

0

 

Após os 580 dias de prisão, no dia 8 de novembro de 2019, quando deixou a sede da Superintendência da Polícia Federal do Paraná, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em seu primeiro discurso, anunciou que iria se casar.

“Eu consegui a proeza de, preso, arrumar uma namorada e ainda ela aceitar casar comigo. É muita coragem dela”, disse o ex-presidente.

E este dia chegou. Nesta quarta-feira (18), Lula, 76 anos, irá oficializar a união com a socióloga Rosangela da Silva, Janja. A cerimônia será em São Paulo, para pouco mais de 200 convidados.

Nascida em União da Vitória, no Paraná, Janja, tem 55, é é filiada ao PT desde 1983. Ela é formada em sociologia pela Universidade Federal do Paraná.

Figurinha carimbada da Vigília Lula Livre, montada em frente à sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, enquanto Lula esteve preso, Janja visitou o ex-presidente com frequência.

Segundo relatos, ela escrevia cartas diariamente a Lula (que estão guardadas) e, às vezes, preparava refeições que eram levadas ao petista.

Foi em uma das visitas que eles teriam oficializado o relacionamento. A notícia do romance foi divulgada pela primeira vez pelo ex-ministro Luiz Carlos Bresser Pereira em 18 de maio de 2019.

“Está apaixonado e seu primeiro projeto ao sair da prisão é se casar”, escreveu nas redes sociais após ter visitado Lula.

Janja tem natureza mais discreta e mantém o perfil fechado nas redes sociais, onde conta com apenas 763 seguidores.

Flamenguista, a socióloga já publicou algumas vezes declarações para o seu time de coração.

Na gestão do petista, foi indicada em 2003 para um cargo na Itaipu Binacional, onde trabalhou por quase 15 anos. Entre 2012 e 2017, atuou na Eletrobras, no Rio, após ter sido requisitada.

Figura constante ao lado de Lula, em agendas pelo país e no exterior, Janja deverá assumir protagonismo na campanha de Lula. Ela é militante, tem opiniões próprias e vem contribuindo com ideias nas reuniões  da coordenação da pré-campanha.

Foi a socióloga quem organizou um encontro de Lula com mulheres em fevereiro. “Ideia da Janja que queria que ele escutasse diferentes experiências e sugestões que apontassem melhorias e empoderamento para as mulheres”, escreveu a ex-prefeita Marta Suplicy em uma rede social.

Ela também foi uma das idealizadoras de evento do Dia Nacional dos Direitos Animais realizado na Fundação Perseu Abramo.

Foi ainda iniciativa de Janja reeditar o jingle da campanha presidencial de 1989, que foi mostrado com um videoclipe no ato de lançamento da candidatura de Lula no último dia 7.

No dia, após ser apresentada por Bela Gil como “‘maravilinda’, mulher incrível, feminista, empoderada e amiga”, a socióloga se virou a Lula, a quem chamou de “amor”, e disse que iria compartilhar o “seu presente de casamento”.

Esse será o terceiro casamento do petista. Ele também foi casado com Maria de Lourdes, que morreu em 1971, e com a ex-primeira dama Marisa Letícia Lula da Silva, morta em fevereiro de 2017.

Após o casamento, Lula deverá ter “alguns dias de folga”. Ele deve retomar sua agenda na próxima segunda (23), em reunião com o núcleo da pré-campanha e Alckmin.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome