Uma professora aposentada, que reside em Juazeiro, no norte da Bahia, vem passando por uma situação inusitada desde que comprou um chip de aparelho celular. Após a aquisição do novo número, a idosa vem recebendo mensagens e ligações de usuários da rede municipal de saúde, com reclamações e solicitação de informações.
A situação vem acontecendo porque em algumas Unidades Básicas de Saúde, o número, que não pertence mais ao órgão, continua sendo divulgado como sendo da ouvidoria da Sesau.

“Esse número que a Secretaria de Saúde está divulgando como sendo da ouvidoria, na verdade é meu. Essa situação vem me causando transtornos, pois todos os dias recebo ligações e mensagens de pessoas com reclamações sobre a saúde do município, sendo que eu não tenho nenhuma relação com a gestão municipal. Eu já procurei a operadora, e o funcionário me falou que esse número que eu comprei, antigamente era da Secretaria de Saúde, e que posteriormente eles perderam a linha e o número foi vendido para mim. Então esse Secretário de Saúde está botando a população para trás. A população tem que cobrar a divulgação do novo número. Eu não sei porque isso ainda não foi feito”, reclamou a atual proprietária do número.
Um usuário da UBS do bairro Palmares, também reclamou da situação.

“Vi o contato em um cartaz que está na UBS do meu bairro e entrei em contato para reclamar sobre uma medicação que está em falta nas farmácias da rede pública. Queria saber também, quando a medicação vai chegar. Mas, para minha surpresa, o número é de uma pessoa particular, que não tem nada haver com a Sesau. Nós, usuários, também somos prejudicados com essa situação, pois ficamos sem saber qual realmente o contato para buscarmos informações”, criticou.
O PNB encaminhou a reclamação para a Sesau. O órgão informou que “este cartaz está desatualizado. Já distribuímos o contato da Ouvidoria para todos os locais da Saúde”.
O órgão informou ainda que a equipe da UBS do bairro Palmares já foi orientada a substituir o cartaz.
“Para manter o contato com a Ouvidoria da Sesau, a população pode entrar em contato pelo número 74 3614 0655 por ligação ou WhatsApp, pelo e-mail ouvidoria.saude@juazeiro.ba.gov.br ou ir diretamente na Ouvidoria que fica no prédio do Shopping Águas Center, na Avenida Adolfo Viana, bairro Maria Goreth. A Ouvidoria funciona das 7h às 13h”, informou a Sesau.
Redação PNB



