Juazeiro tem um caso confirmado e três casos suspeitos do vírus Monkeypox

0

O município de Juazeiro, no Norte da Bahia, tem até o momento, um caso confirmado do vírus Monkeypox. O paciente é um homem de 32 anos, com histórico de viagem para os estados de Minas Gerais e Maranhão.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde, ele está com sintomas leves e continua em isolamento domiciliar. Os contatos do parente receberam orientação da Vigilância Epidemiológica quanto às medidas de proteção.

O caso foi confirmado no último dia 11. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o isolamento dos pacientes deve ocorrer até o desaparecimento completo das lesões (cerca de 2 a 3 semanas, ou até 21 dias).

O município de Juazeiro conta ainda com três casos suspeitos da doença. Dois deles foram notificados nesta quinta-feira (18). Os pacientes, um do sexo masculino, de 13 anos, e outro do sexo feminino de 18 anos, apresentam sintomas leves da doença.

Segundo a Sesau eles estão em isolamento domiciliar. A Vigilância Epidemiológica está monitorando os casos e orientou os pacientes e seus contatos sobre as medidas de prevenção e controle da doença.

As amostras serão coletadas ainda hoje pelo Lacen de Juazeiro e encaminhadas para laboratório de referência. Em média, o resultado é divulgado após sete dias.

O outro caso suspeito foi notificado na última segunda-feira (15). Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 32 anos, sem comorbidades. Ele apresenta sintomas leves da doença e está em isolamento domiciliar.

Foram coletadas amostras pelo Lacen de Juazeiro e encaminhadas para o laboratório de referência. O resultado ainda não foi divulgado.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o paciente não teve histórico de viagem e nem contato com caso suspeito. Ele e seus contatos foram orientados quanto às medidas de prevenção e controle da doença.

Juazeiro teve ainda um caso descartado da doença, após resultado negativo. A informação foi confirmada nesta terça-feira (16) ao PNB pelo coordenador do Núcleo Regional de Saúde-Norte, Pedro Alcântara, Núcleo Regional de Saúde-Norte.

O paciente é um homem de 42 anos, do sexo masculino, com imunossupressão, e a notificação foi realizada no último dia 08 de agosto. De acordo com a Secretaria de Saúde de Juazeiro, quando foi notificado como caso suspeito, o paciente apresentava sintomas leves. O homem estava em isolamento domiciliar e não teve histórico de contato com casos suspeitos ou confirmados da Monkeypox.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome