O leitor do PNB, Sérgio Murilo, enviou a nossa redação um flagrante de desrespeito a acessibilidade. De acordo com ele, uma clínica odontológica, situada na Rua Floriano Peixoto, centro de Juazeiro, colocou duas placas de propaganda na calçada, impedindo a passagem dos pedestres.
“Hoje, 19, a tarde, passando pelo centro observei este desrespeito. Colocaram as placas impedindo a passagem das pessoas, como se fossem os donos da calçada. Não dá para passar uma pessoa não, impede a passagem de pedestres, que têm que ir para o meio da rua. Imagine um cadeirante, como faz para passar?T” protestou Sérgio Murilo.
Em Juazeiro, é comum a presença de placas de propaganda na calçada, principalmente no centro. Muitos lojistas as colocam para informar uma promoção e divulgar o estabelecimento, uma ação que desrespeita o Código de Postura do Município.
A legislação proíbe a colocação de qualquer instalação, fixa ou móvel, que funcione como obstáculo de deslocamento de pedestres e à locomoção de deficientes físicos nas calçadas. Portanto, qualquer estabelecimento que coloque objetos de qualquer natureza sobre a calçada está agindo de forma irregular.
Nós estamos encaminhando o flagrante para a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano.
Redação PNB