Usuários da Unidade Básica de Saúde Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Malhada da Areia, que funciona no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) do município de Juazeiro, no Norte da Bahia, entraram em contato com o Portal Preto no Branco, para reclamar que estão há meses sem conseguir agendar exames e consultas com especialistas.
De acordo com eles, a profissional responsável pelo serviço na UBS, não foi devidamente capacitada.
“Na UBS CAIC tem mais de 5 meses que não marca consulta e exames com especialistas, porque a recepcionista não sabe fazer o serviço. Ela não aprendeu a entrar no sistema. Foi uma vez para o treinamento e disse que não fez porque não tinha computador. Mas ela já disse para algumas pessoas da comunidade que não sabe fazer o agendamento e nem vai aprender”, contou uma usuária.
Ainda de acordo com a reclamação, a Secretaria de Saúde tem conhecimento da situação, mas até o momento nenhuma providência foi adotada.
“A equipe da Sesau sabe o que está acontecendo e nada faz. Nós usuários precisamos ir até a Secretaria para tentar fazer o agendamento. Mas lá não marca para qualquer pessoa não, só para pacientes com suspeita ou que já esteja em tratamento de oncológico, idosos acima de 80 anos e TFD ( Tratamento Fora do Domicílio). É muito triste ver uma comunidade inteira tão prejudicada desse jeito”, acrescentaram.
O PNB encaminhou a reclamação para a Sesau. O órgão informou apenas que “as guias dessa unidade estão sendo marcadas pela equipe na Secretaria de Saúde de Juazeiro, não havendo deste modo prejuízos para os pacientes”.
Redação PNB



