“Operação Simulatum”: Polícia Federal cumpre mandados de prisão em Juazeiro e Petrolina para desarticular organização criminosa especializada em falsificação de documentos e fraudes

0

Foi deflagrada nesta quarta-feira (14) pela Polícia Federal a Operação “Simulatum”, que tem como alvo uma organização criminosa especializada em falsificação de documentos como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Identidade (RG). Os documentos falsos eram utilizados em fraudes no Auxílio Brasil, FGTS e Auxílio Emergencial.

De acordo com a PF, ao todo estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva, cinco mandados de prisão temporária e 10 mandados de busca e apreensão, nos municípios de Juazeiro, no Norte da Bahia, e Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

Ainda segundo as informações, as investigações tiveram início após uma série de prisões em flagrantes de pessoas usadas pelo grupo criminoso para realizar saques de benefícios em nome de terceiros, utilizando documentos falsos. Além disso, os documentos também era utilizados em face de órgãos federais, a exemplo da Polícia Rodoviária Federal.

De acordo com a apuração, com as fraudes relacionadas à comercialização de CNH, estima-se que os suspeitos causaram um prejuízo de cerca de R$ 5 milhões, já em relação às fraudes nos benefícios assistenciais, o prejuízo calculado é de aproximadamente R$ 2 milhões.

Os acusados responderão pelos crimes de Organização Criminosa (art. 2º da Lei 12.850/13), Estelionato Majorado (art. 171, §3º), Falsidade de Documentos Públicos (art. 197) e Uso de Documentos Falsos (art. 304), cujas as penas somadas pode chegar a 24 anos de reclusão.

Mais de 50 policiais, com a participação do Grupo de Pronta Intervenção-GPI da SR/BA estão atuando na operação Simulatum, expressão latina que significa “simulado”.

 

Redação PNB

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome